Educação em Computação sem Padrões Limitantes: Caminhos para Diversidade de Gênero no Ensino Superior

  • Renata Viegas UFPB
  • Alessandreia Oliveira UFJF
  • Luciana Salgado UFF
  • Mirella M. Moro UFMG

Resumo


Um dos principais desafios da Educação em Computação é transformar uma área historicamente dominada por homens em um espaço mais diverso e acolhedor. A baixa representatividade feminina na Computação tem raízes na Educação Básica e se perpetua até o Ensino Superior, onde poucas mulheres ingressam nos cursos, e muitas desistem ainda no primeiro ano. Além disso, mesmo entre aquelas que concluem a graduação, uma parcela significativa não segue carreira na área. Ampliar a participação feminina não é apenas uma questão de equidade, mas também essencial para impulsionar a inovação, elevar a qualidade da educação e promover um desenvolvimento sustentável no campo da Computação. Diante desse cenário, a proposta desta mesa temática é discutir a importância da diversidade de gênero na Educação em Computação no Ensino Superior, abordando desafios e estratégias para tornar o ensino mais diverso.

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Publicado
07/04/2025
VIEGAS, Renata; OLIVEIRA, Alessandreia; SALGADO, Luciana; MORO, Mirella M.. Educação em Computação sem Padrões Limitantes: Caminhos para Diversidade de Gênero no Ensino Superior. In: MESAS TEMÁTICAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 135-139. ISSN 3086-0741. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.7052.