Desafios da Extensão como geradora de Tecnologias sociais em projetos na área de Computação
Resumo
O desafio da área tecnológica em integrar a extensão ao ambiente acadêmico mostra-se perceptível, com iniciativas extensionistas recebendo menor atenção, historicamente, em relação às outras atividades. Contudo, projetos bem-sucedidos, construídos com base em diálogos colaborativos e interdisciplinares, geram desdobramentos efetivos tanto para comunidades mais vulneráveis envolvidas como para as instituições acadêmicas. Considerando a relevância da extensão e sua curricularização nos cursos superiores, a proposta busca trazer questões que engendrem transformações sociais com ações ainda mais afirmativas, a partir da ideia de Tecnologia Social como caminho possível para estruturar o fazer extensionista.
Referências
Almeida, A. (2016). A contribuição da extensão universitária para o desenvolvimento de Tecnologias Sociais. [link], [accessed on Feb 26].
Dagnino, R. (2010). Tecnologia Social: Ferramenta para construir outra sociedade. Campinas, SP: Ed. Komedi.
Dias, L. (2016). O papel da Universidade no desenvolvimento de tecnologias sociais: um estudo de caso na UFPE. UFPE.
Morozov, E. and Bria, F. (2020). A cidade Inteligente. Tecnologias Urbanas e Democracia. São Paulo, SP: Ubu Editora.
Schoab, V., Freitas, C. C. G. and Lara, L. F. (28 jul 2014). A Universidade e a Tecnologia Social: análise da aderência. Revista ESPACIOS | Vol. 35 (No 7) Ano 2014
