A Construção de Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio

  • Vinicius Hartmann Ferreira IFRS
  • Vanessa Petró IFRS
  • Luís Guilherme Eich IFRS
  • Murillo Weissheimer IFRS
  • Fernando Zanutto IFRS
  • Alecsander Hennig IFRS

Resumo


Após a reinserção da disciplina de Sociologia no currículo do Ensino Médio, tem se discutido sobre seu currículo e suas práticas em sala de aula em eventos e grupos de pesquisa. Um levantamento realizado sobre as práticas na disciplina aponta para a existência de poucos recursos interativos, sobretudo de Objetos de Aprendizagem digitais (OA). Este artigo apresenta uma experiência que está sendo desenvolvida para a construção de OAs que se iniciou em 2014, cujo objetivo é auxiliar os estudantes a exercitar e fixar os conteúdos estudados. Os recursos são desenvolvidos a partir da demanda apresentada pelos estudantes de uma escola que oferta o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e são concebidos e executados com a colaboração de estudantes bolsistas do referido curso por meio de um projeto de pesquisa que integra as áreas de Sociologia e de Informática.

Referências

FERREIRA, V. H.; PETRÓ, V.; EICH, L. G. Um objeto de aprendizagem para a disciplina de sociologia no ensino médio. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 1-10, dez. 2015.

LEITE, C. A. C.; HUBLER, P. N.; JUNIOR, A. C. G. R. A inovação no ensino de sociologia com a utilização de objetos de aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 16, 2013, Salvador. Anais... Salvador: SBS. 2013.

PEREIRA, T. I. Para além do senso comum: aportes para a construção do conhecimento sociológico na educação básica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 14, 2009, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2009.

SILVEIRA, M. S.; CARNEIRO, M. L. F. Desconstruindo objetos de aprendizagem: reflexões sobre sua qualidade de uso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 23, 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

WILEY, D. A. Learning object design and sequencing theory. Provo, Utah: Department Of Instructional Psychology And Technology/Brigham Young University, 2000. 131p. Tese de Doutorado.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Vinicius Hartmann; PETRÓ, Vanessa; EICH, Luís Guilherme; WEISSHEIMER, Murillo; ZANUTTO, Fernando; HENNIG, Alecsander. A Construção de Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Sociologia no Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (ENCOMPIF), 3. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 696-699. ISSN 2763-8766. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2016.9375.