INASH: Uma Ferramenta de Autoria para Narrativas Interativas Digitais
Resumo
Este artigo apresenta a ferramenta INASH (Interactive Narratives Shared), que busca estimular a pratica da leitura e da escrita em estudantes através da construção de narrativas interativas. A ferramenta permite ao usuário criar suas próprias narrativas, estipulando caminhos alternativos para os leitores escolherem durante a leitura, e compartilhá-las com os demais usuários. Um experimento com o uso da ferramenta foi realizado com uma turma de ensino médio técnico composta por 24 alunos. Ao final do experimento os alunos responderam a um questionário através do qual foi possível identificar que a ferramenta apresenta elementos que podem estimular o interesse dos alunos pela escrita e pela leitura, como a interface gráfica de construção e o compartilhamento de suas produções.
Referências
CARBONARO, M.; CUTUMISU, M.; DUFF, H.; GILLIS, S.; ONUCZKO, C.; SIEGEL, J.; SCHAEFFER, J.; SCHUMACHER, A.; SZAFRON, D.; WAUGH, K. Interactive story authoring: a viable form of creative expression for the classroom. Computers and Education, v. 51, n. 1, p. 687-707, 2008.
CORDERO, K.; NUSSBAUM, M.; IBASETA, V.; OTAÍZA, M. J.; GLEISNER, S.; GONZALEZ, S.; RODRÍGUEZ-MONTERO, W.; STRASSER, K.; VERDUGO, R.; UGARTE, A.; CHIUMINATTO, P.; CARLAND, C.. Read Create Share (RCS): a new digital tool for interactive reading and writing. Computers and Education, v. 82, n. 1, p. 486-496, 2015.
LYSENKO, L. V.; ABRAMI, P. C. Promoting reading comprehension with the use of technology. Computers and Education, v. 75, n. 1, p. 162-172, 2014.
OECD. PISA 2012 Results in focus: What 15-year-olds know and what they can do whit that they know, 2013.