Sentiment Analysis for Monitoring Public Opinion on Social Media about Public Services

  • Giulia C. Bezerra IESB
  • João Victor M. Vantil IESB
  • Letícia T. M. Zoby IESB

Resumo


Este trabalho apresenta um sistema para monitoramento da perspectiva pública sobre serviços públicos no Brasil, a partir da análise de sentimentos de postagens da rede social Twitter. A metodologia envolve quatro etapas: coleta, pré-processamento, análise e visualização dos dados. A coleta é feita por um scraper em Python, capaz de contornar limitações das APIs oficiais e extrair tweets públicos relacionados a temas como educação, saúde e transporte. Os dados são estruturados em JSON e armazenados no banco NoSQL MongoDB. O pré-processamento aplica métodos de Processamento de Linguagem Natural para limpeza e normalização textual. A análise de sentimentos é elaborada com o modelo pré-treinado lipaoMai/BERT, que classifica os textos como positivos, negativos ou neutros. Os resultados são exibidos em um dashboard interativo desenvolvido com Angular e PrimeNG, alimentado por uma API RESTful em Java Spring Boot. A plataforma evidencia o potencial da utilização de Inteligência Artificial e técnicas de mineração de texto na gestão pública, ao oferecer apoio estratégico à formulação de decisões fundamentadas em dados atualizados e representativos da opinião da sociedade.

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Publicado
29/09/2025
BEZERRA, Giulia C.; VANTIL, João Victor M.; ZOBY, Letícia T. M.. Sentiment Analysis for Monitoring Public Opinion on Social Media about Public Services. In: ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL (ENIAC), 22. , 2025, Fortaleza/CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1515-1526. ISSN 2763-9061. DOI: https://doi.org/10.5753/eniac.2025.12445.