Classificação de Valores Humanos em Redes Sociais Usando Aprendizagem de Máquina

  • Sérgio Correia Universidade Federal da Paraíba
  • Yuri Malheiros Universidade Federal da Paraíba
  • Anderson do Nascimento Universidade Federal da Paraíba
  • Valdiney Gouveia Universidade Federal da Paraíba

Resumo


O Twitter recebe milhões de mensagens diariamente de diferentes usuários e regiões do mundo. Estas mensagens contêm opiniões, avaliações e sentimentos, tornando o Twitter uma plataforma apropriada para diversos tipos de estudos. Assim, pode-se usar esta rede social para descobrir informações importantes sobre as pessoas, por exemplo, estado emocional, suas opiniões sobre produtos, preferência política, etc. Este trabalho tem como objetivo criar e avaliar modelos para classificação de valores humanos, um conceito da psicologia que define os princípios guia das pessoas. Foram testados três classificadores de aprendizagem de máquina, treinados usando mensagens do Twitter, para prever respostas de um questionário usado por psicólogos para determinar valores humanos. O melhor resultado alcançou uma acurácia de 60,08%.

Palavras-chave: valores humanos, aprendizagem de máquina, redes sociais

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Publicado
15/10/2019
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CORREIA, Sérgio; MALHEIROS, Yuri; NASCIMENTO, Anderson do; GOUVEIA, Valdiney. Classificação de Valores Humanos em Redes Sociais Usando Aprendizagem de Máquina. In: ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL (ENIAC), 16. , 2019, Salvador. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 37-48. ISSN 2763-9061. DOI: https://doi.org/10.5753/eniac.2019.9270.