Will I Remain Popular? A Study Case on Spotify

  • Carlos Araujo Universidade Federal do Amazonas
  • Marco Cristo Universidade Federal do Amazonas
  • Rafael Giusti Universidade Federal do Amazonas

Resumo


Atualmente, as plataformas de streaming on-line são a forma mais importante de consumo de música. Neste artigo, apresentamos um modelo para prever se uma música popular no Spotify permanecerá popular após um determinado peróodo de tempo.  O Spotify é o segundo maior serviço global de streaming. Se  uma  música  for  popular  nessa  plataforma,  ela  garantirá  um bom retorno financeiro para o artista e sua gravadora. Abordamos o problema como uma tarefa de classificação e empregamos classificadores baseados em informações  prévias  do  ranking  Top  50  Global  da  plataforma.  O classificador de Máquina de Vetores de Suporte (SVM) com kernel linear alcançou os melhores resultados. Também verificamos se informações acústicas podem fornecer  recursos úteis  para  esse  problema.  Fizemos uma série de rodadas  declassificação, onde os resultados de uma rodada eram utilizados como entradada rodada posterior. Nossos resultados mostram que os dados prévios são suficientes para prever se uma música permanecerá no Top 50 Global com dois meses de antecedência, alcançando precisão, valor preditivo negativo, revocação, especificidade e valor-F1 acima de 70% para essa tarefa. Ademais,  resultados  até  6,60%  superiores  puderam  ser  obtidos  ao  utilizar  as  características acústicas das faixas.

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Publicado
15/10/2019
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ARAUJO, Carlos; CRISTO, Marco; GIUSTI, Rafael. Will I Remain Popular? A Study Case on Spotify. In: ENCONTRO NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E COMPUTACIONAL (ENIAC), 16. , 2019, Salvador. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 599-610. ISSN 2763-9061. DOI: https://doi.org/10.5753/eniac.2019.9318.