Análise das dificuldades na aprendizagem de programação no curso de análise e desenvolvimento de sistemas do IFRN/Pau dos Ferros

  • Francisco Leocassio da Silva IFRN
  • Irlan Arley Targino Moreira IFRN

Resumo


Considerando que as disciplinas de programação são a base dos cursos de computação, este estudo apresenta as realidades e particularidades que podem contribuir para os altos índices de reprovações e/ou evasões de estudantes nas disciplinas de programação do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte IFRN, Campus Pau dos Ferros. Para a construção dos dados, utilizou-se inicialmente a pesquisa bibliográfica, a qual permitiu levantar alguns estudos já realizados nesta área do conhecimento. Posteriormente, fez-se uso da pesquisa exploratória combinada com um questionário estruturado, o qual teve como respondentes estudantes do curso supracitado. Verificou-se que entre as dificuldades citadas pelos estudantes, destacam-se a dificuldade em colocar em prática o que estudam na parte teórica, a abstração dos problemas e o raciocínio lógico. Em face dessa realidade, conclui-se que esses problemas podem culminar na desmotivação, reprovação e evasão escolar desses estudantes.

Referências

Bosse, Y.; Gerosa, M. A. (2015) "Reprovações e trancamentos nas disciplinas de introdução à programação da Universidade de São Paulo: um estudo preliminar". In: XXIII Workshop sobre Educação em Computação, 2015, Recife/PE. Anais [...]. Recife/PE, 2015, 10 p.

Bosse, Yorah. (2020) Padrões de dificuldades relacionadas com o aprendizado de programação. 2020. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

Gil, A. C. (2018) Como Elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas.

Gomes, A.; Henriques, J.; Mendes, A. J. (2008). Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. Educação, Formação & Tecnologias, v.1, n. 1, p. 93-103.

Medeiros, Rodrigo Pessoa. (2019) Hello, world: uma análise sobre dificuldades no ensino e na aprendizagem de introdução à programação nas universidades.

Santos, R. P. D.; Costa, H. A. X. (2006) Análise de Metodologias e Ambientes de Ensino para Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação aos iniciantes em Computação e Informática. INFOCOMP JOURNAL OF COMPUTER SCIENCE, v. 5, n. 1, p. 41-50.

Vieira, C. E. C.; Junior, J. A. T. D.L.; Vieira, P. D. P. (2015) Dificuldades no Processo de Aprendizagem de Algoritmos: uma Análise dos Resultados na Disciplina de AL1 do Curso de Sistemas de Informação da FAETERJ – Campus Paracambi. Cadernos UniFOA, v. 10, n. 27, p. 5-15.

Zanella, L. C. H. (2013) Metodologia de pesquisa. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC.
Publicado
23/11/2021
SILVA, Francisco Leocassio da; MOREIRA, Irlan Arley Targino. Análise das dificuldades na aprendizagem de programação no curso de análise e desenvolvimento de sistemas do IFRN/Pau dos Ferros. In: ENCONTRO UNIFICADO DE COMPUTAÇÃO DO PIAUÍ (ENUCOMPI), 14. , 2021, Picos. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 41-48. DOI: https://doi.org/10.5753/enucompi.2021.17752.