Tertiary study on the application of augmented reality in education

  • Francisco Vinicius Nascimento da Silva UECE
  • Pedro Henrique Araújo de Brito UECE
  • Ricardo Antônio Rebouças Celestino UECE
  • Haniel Gomes Cavalcante UECE
  • Daniel Gleison Moreira Lira UECE
  • Thaís de Almeida Barros UECE
  • Mariela I. Cortés UECE

Resumo


O objetivo deste trabalho é a realização de um estudo terciário sobre o uso da Realidade Aumentada (RA) na educação, baseado num conjunto de cinco questões de pesquisa. Essa revisão beneficiará enormemente os pesquisadores que desejarem conduzir uma pesquisa sobre o tema pela primeira vez. Além disso, este estudo se estende a novos pesquisadores devido ao compilado de informações importantes que foram coletadas por meio de Revisões Sistemáticas da Literatura RSL. Concluiu-se que as questões de pesquisa foram respondidas com base nas descobertas encontradas e também é possível observar a expansão das tecnologias, campos de pesquisas da RA e publico alvo por parte de cada autor.

Referências

Akçayir, M. and Akçayir, G. (2017). Advantages and challenges associated with augmented reality for education: A systematic review of the literature. Educational Research Review, 20:1–11.

Ali, A. A., Dafoulas, G. A., and Augusto, J. C. (2019). Collaborative educational environments incorporating mixed reality technologies: A systematic mapping study. IEEE Transactions on Learning Technologies, 12(3):321–332.

Azuma, R., Baillot, Y., Behringer, R., Feiner, S., Julier, S., and Macintyre, B. (2001). Recent advances in augmented reality. IEEE comput graphics appl. Computer Graphics and Applications, IEEE, 21:34-47.

Bacca-Acosta, J., Baldiris, S., Fabregat, R., Graf, S., and Kinshuk, D. (2014). Augmented reality trends in education: A systematic review of research and applications. Educational Technology and Society, 17:133–149.

Blattgerste, J., Renner, P., and Pfeiffer, T. (2019). Augmented reality action assistance and learning for cognitively impaired people: a systematic literature review. In Proceedings of the 12th ACM International Conference on Pervasive Technologies Related to Assistive Environments, pages 270–279.

da Silva, M. M. O., Teixeira, J. M. X. N., Cavalcante, P. S., and Teichrieb, V. (2019). Perspectives on how to evaluate augmented reality technology tools for education: a systematic review. Journal of the Brazilian Computer Society, 25(1):3.

Garzón, J., Pavón, J., and Baldiris, S. (2019). Systematic review and meta-analysis of augmented reality in educational settings. Virtual Reality, 23(4):447–459.

Gómez García, G., Rodríguez Jiménez, C., and Marín Marín, J. A. (2020). La trascendencia de la realidad aumentada en la motivación estudiantil. una revisión sistemática y meta-análisis. ALTERIDAD. Revista de Educación, 15(1):36–46.

Ibáñez, M.-B. and Delgado-Kloos, C. (2018). Augmented reality for stem learning: A systematic review. Computers & Education, 123:109–123.

Li, J., van der Spek, E. D., Feijs, L., Wang, F., and Hu, J. (2017a). Augmented reality games for learning: A literature review. In Streitz, N. and Markopoulos, P., editors, Distributed, Ambient and Pervasive Interactions, pages 612–626, Cham. Springer International Publishing.

Li, J., Van der Spek, E. D., Feijs, L., Wang, F., and Hu, J. (2017b). Augmented reality games for learning: A literature review. In International Conference on Distributed, Ambient, and Pervasive Interactions, pages 612–626. Springer.

LOPES, L. M. D., VIDOTTO, K. N. S., POZZEBON, E., and FERENHOF, H. A. (2019a). Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: uma revisão sistemática. Educação em Revista, 35.

LOPES, L. M. D., VIDOTTO, K. N. S., POZZEBON, E., and FERENHOF, H. A. (2019b). Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: Uma revisão sistemática. Educação em Revista, 35.

Nakamoto, P. T., Carrijo, G. A., Cardoso, A., Lima, L. V. d. O., and Lopes, E. J. (2012). Estratégia de engenharia de requisitos para ambientes de realidade aumentada. JISTEM Journal of Information Systems and Technology Management, 9:607–626.

Pellas, N., Fotaris, P., Kazanidis, I., and Wells, D. (2019). Augmenting the learning experience in primary and secondary school education: a systematic review of recent trends in augmented reality game-based learning. Virtual Reality, 23(4):329–346.

Petrovich, M., Shah, M., and Foster, A. (2018). Augmented reality experiences in informal education. In 2018 IEEE International Conference on Teaching, Assessment, and Learning for Engineering (TALE), pages 815–819. IEEE.

Queiroz, A. C. M., Tori, R., Nascimento, A. M., and d. S. Leme, M. I. (2018a). Augmented and virtual reality in education: The role of brazilian research groups. In 2018 20th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), 2018 20th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), pages 170–175.

Queiroz, A. C. M., Tori, R., Nascimento, A. M., and Leme, M. I. d. S. (2018b). Augmented and virtual reality in education: The role of brazilian research groups. In 2018 20th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), pages 170–175. IEEE.

Raju, N. and Joshith, V. (2019). Augmented reality in english language pedagogy: An innovative techno culture for contemporary classrooms-a meta review.

Scavarelli, A., Arya, A., and Teather, R. J. (2021). Virtual reality and augmented reality in social learning spaces: a literature review. Virtual Reality, 25(1):257–277.

Srakaya, M. and Alsancak Srakaya, D. (2020). Augmented reality in stem education: A systematic review. Interactive Learning Environments, pages 1–14.
Publicado
23/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Francisco Vinicius Nascimento da; BRITO, Pedro Henrique Araújo de; CELESTINO, Ricardo Antônio Rebouças; CAVALCANTE, Haniel Gomes; LIRA, Daniel Gleison Moreira; BARROS, Thaís de Almeida; CORTÉS, Mariela I.. Tertiary study on the application of augmented reality in education. In: ENCONTRO UNIFICADO DE COMPUTAÇÃO DO PIAUÍ (ENUCOMPI), 14. , 2021, Picos. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 49-56. DOI: https://doi.org/10.5753/enucompi.2021.17753.