A ausência do ensino da computação na Educação Básica e suas consequências para a formação do Licenciando: como ensinar computação sem o uso do computador?

  • Tamires Maria dos Santos UFPI
  • Keylla Maria de Sá Urtiga Aita UFPI
  • Aline Montenegro Leal Silva UFPI
  • Francisco Renato Lima UFPI
  • Bruna Gabriela de A. Silva UFPI

Resumo


A ausência do ensino da computação nas escolas do interior do Estado do Piauí têm sido um desafio vivenciado pelos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Computação em seu estágio curricular. Ante a esta realidade é necessário engajamento e criatividade para transpor as barreiras. O presente estudo apresenta um experimento para o ensino da computação sem o uso do computador, as denominadas atividades desplugadas. O resultado do experimento demonstrou que é possível ensinar a computação como ciência, sem o uso do computador, a despeito das limitações comprovadas, contribuindo para a disseminação de alternativas para as vivências de capacitação dos estagiários dentro da sua prática docente.

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Publicado
23/11/2021
SANTOS, Tamires Maria dos; AITA, Keylla Maria de Sá Urtiga; SILVA, Aline Montenegro Leal; LIMA, Francisco Renato; SILVA, Bruna Gabriela de A.. A ausência do ensino da computação na Educação Básica e suas consequências para a formação do Licenciando: como ensinar computação sem o uso do computador?. In: ENCONTRO UNIFICADO DE COMPUTAÇÃO DO PIAUÍ (ENUCOMPI), 14. , 2021, Picos. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 57-64. DOI: https://doi.org/10.5753/enucompi.2021.17754.