A ausência do ensino da computação na Educação Básica e suas consequências para a formação do Licenciando: como ensinar computação sem o uso do computador?

  • Tamires Maria dos Santos UFPI
  • Keylla Maria de Sá Urtiga Aita UFPI
  • Aline Montenegro Leal Silva UFPI
  • Francisco Renato Lima UFPI
  • Bruna Gabriela de A. Silva UFPI

Abstract


The absence of teaching computing in schools in the interior of the State of Piauí has been a challenge experienced by academics of the Degree in Computing courses in their curricular internship. Faced with this reality, engagement and creativity are needed to overcome barriers. This study presents an experiment for teaching computing without the use of a computer, the socalled unplugged activities. The result of the experiment showed that it is possible to teach computing as a science, without the use of the computer, despite the proven limitations, contributing to the dissemination of alternatives for the training experiences of trainees within their teaching practice.

References

Bell, T.; Witten, I.; Fellows, M. (2011). "Computer Science Unplugged - Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador". Disponível em: http://csunplugged.org/. Acesso em 8 jul. 2020.

Brasil. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). (2018a). Educação é a Base: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME. 472 ps. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 jan. 2021.

Castilho, M. A.; Grabogy, E. C., Santos, I. (2019). O Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I. In: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019) e Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019),p. 461- 470. 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 04 de maio de 2020

Lacerda, M. (2012). Informática como disciplina obrigatória na Educação Básica. In: IX Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e VI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Anais... Volume 1, Número 1. Disponível em: http://evidosol.textolivre.org/. Acesso em: 05 de maio de 2020.

Lima, F. R.; Aita, K. M. de S. U.; Silva, A. M. L. (2019). Os desafios da implementação do curso de Licenciatura em Computação do Centro de Educação Aberta e a Distância/Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) e as contribuições para o ensino de Informática na Educação Básica. In: LIMA, Francisco Renato (Org.). Os professores e suas experiências de formação, pesquisa e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 413-445.

Lopes, A.D.L; Ohashi, A.G.R. (2019). Estimular o Pensamento Computacional através da Computação desplugada aos alunos do Ensino Fundamental. In: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019) e Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019). Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará. Castanhal - PA. Disponível em: [link]. Acesso em: 04 de maio de 2020.

Santos, A.; Gama, R.; Farias, C. (2019). Computação desplugada no ensino da Computação no Brasil: um mapeamento sistemático da literatura. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 2019, Ilhéus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 565-574.

SchulZ, J. M.; Schmachtenberg, R. F. (2017). Construindo o Pensamento Computacional: experiência com o desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos desplugadas. In: Seminário Institucional do PIBID/UNISC. VI Seminário Nacional da Infância e Educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 de maio de 2020.

Vilarinho, L. R. G. (2006). Uso do Computador e Rede na Prática Pedagógica: uma Visão de Docentes do Ensino Estadual. Revista E-Curriculum, v. 2, n. 3, dezembro 2006.
Published
2021-11-23
SANTOS, Tamires Maria dos; AITA, Keylla Maria de Sá Urtiga; SILVA, Aline Montenegro Leal; LIMA, Francisco Renato; SILVA, Bruna Gabriela de A.. A ausência do ensino da computação na Educação Básica e suas consequências para a formação do Licenciando: como ensinar computação sem o uso do computador?. In: UNIFIED COMPUTING MEETING OF PIAUÍ (ENUCOMPI), 14. , 2021, Picos. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 57-64. DOI: https://doi.org/10.5753/enucompi.2021.17754.