Uso da Ferramenta Computacional GCompris para Auxílio ao Processo de Ensino Aprendizagem do Ensino Fundamental

  • Gustavo Quaresma da Silva UFPI
  • Aline Montenegro Leal Silva UFPI
  • Francisco Alysson da Silva Sousa UFPI
  • Keylla Maria de Sá Urtiga Aita UFPI
  • Francisco Renato Lima UFPI
  • Vinícius Ponte Machado UFPI

Resumo


Um dos principais desafios da educação atual é a inserção das tecnologias de informação e comunicação como forma de melhorar o processo de ensino aprendizagem. As ferramentas computacionais podem auxiliar o professor e aluno na hora de desenvolver suas atividades dentro e fora de sala de aula. Esse trabalho tem como objetivo analisar o uso da ferramenta computacional GCompris na Unidade Escolar Lilásia Lobão Marques do município de União (Piauí) para alunos do ensino fundamental, como suporte ao processo de construção do conhecimento. Constatouse a inclusão digital de crianças ao conhecimento tecnológico e à aprendizagem de forma lúdica por meio da ferramenta GCompris.

Referências

Araújo, L. C. (2015). O uso do software educativo GCompris no ensino da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Universidade Federal Rural Da Amazônia, Marabá, PA, 2015.

Brandalise, M. A. T. (2019). Tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas paranaenses: avaliação de uma política educacional em ação. EDUR - Educação em Revista. 2019; 35:e206349

Coudoin, B. (2011). GCompris. Em: GCompris. http://GCompris.net. Julho.

Ekman, I. (2008). Psychologically Motivated Techniques for Emotional Sound in Computer Games", Em: AudioMostly 2008. pg. 20-26. October, Pitea, Sweden.

Guedes, A. M.; Brito, J. A. Gomes, R. A. (2016). Contribuições do uso do software GCompris na educação de jovens e adultos. Sánchez, J. (2016) Editor. Nuevas Ideas en Informática Educativa, V. 12, p. 378-382. Santiago de Chile

Oliveira, A. S. (2019). Notas sobre inclusão digital no espaço escolar à luz dos usos dos memes. Periferia, v. 11, n. 1, p. 214-230, jan./abr.

Oliveira, F. J. (2019). O uso de jogos educacionais nas escolas: uma abordagem sobre o GCompris. UFPB. Repositório Institucional da UFPB UFPB - Campus IV - Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) CCAE - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação TCC - Ciência da Computação - CCAE.

Pedrosa, I. (2003) "O Universo da cor". Senac. 1°ed. 160p. São Paulo.

Pontes, D. M. C. R. (2019). O uso de tecnologias educacionais nas escolas dos anos iniciais da cidade de Parnamirim-RN. UFRN, Natal, RN, 2019.

Machado, D., Warpechowski, M., & Vaz, D. (2017). Modelo de Interação Entre Pares (MIP): viabilizando o ensino da informática educativa na Educação Infantil. In: Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 23, No. 1, p. 353).

Nascimento, C. A. (2017). O Uso do Software GCompris Como Ferramenta Pedagógica no Processo de Ensino e Aprendizagem em uma Perspectiva Inclusiva. Dissertação (Mestra do em Educação). Universidade de Brasília, 2017. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31702. Acesso em: 13 mai. 2019.

Reinoso, L., Amorim, M., Tavares, O., & Almeida, R. (2017). Framework CAP 1.0 para criação e uso de arquiteturas pedagógicas. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE) (Vol. 28, No. 1, p. 384).

Silva, M. T. (2019). Avaliação do uso do software educacional GCompris: uma abordagem da interação humano-computador para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola pública de castanhal/PA. Faculdade de Computação. Universidade Federal do Pará, Castanhal-PA, 2019.

Souza, C. G. D. (2016). Formação Continuada de Professores: incentivando a utilização do software GCompris em sala de aula. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino). Centro Universitário Univates. Lajeado, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1140/1/2016 Carmem Gorete Duarte de Souza. Acesso em: 13 maio 2019.

Stürmer, A. B (2019). Análise do software GCompris como recurso educacional para o Ensino Fundamental. Revista Temática. Campinhas, a. XV. N. 12. Dez. 2019.
Publicado
23/11/2021
SILVA, Gustavo Quaresma da; SILVA, Aline Montenegro Leal; SOUSA, Francisco Alysson da Silva; AITA, Keylla Maria de Sá Urtiga; LIMA, Francisco Renato; MACHADO, Vinícius Ponte. Uso da Ferramenta Computacional GCompris para Auxílio ao Processo de Ensino Aprendizagem do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO UNIFICADO DE COMPUTAÇÃO DO PIAUÍ (ENUCOMPI), 14. , 2021, Picos. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 73-80. DOI: https://doi.org/10.5753/enucompi.2021.17756.