Dosvox: tecnologia que amplia a comunicação homem-máquina para deficientes visuais

  • Francisco das Chagas Brito dos Santos UFPI
  • Aline Montenegro Leal Silva UFPI
  • Francisco Alysson da Silva Sousa UFPI
  • Keylla Maria de Sá Urtiga Aita UFPI
  • Francisco Renato Lima UFPI
  • Vinícius Ponte Machado UFPI

Resumo


A tecnologia está cada vez mais presente em nossa sociedade. O acesso às informações é indispensável na era digital, porém é importante que tais tecnologias forneçam interações fáceis, capazes de serem detectadas e corretamente interpretadas por pessoas com deficiência. O presente trabalho objetiva abordar a inclusão digital de deficientes visuais na sociedade por meio do software Dosvox. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, onde se levantou os percalços da inclusão do deficiente visual na sociedade e a relevância da Tecnologia Assistiva (TA) para promover essa inclusão. Pôde-se concluir que essa TA promove a acessibilidade digital ao permitir que o deficiente visual trabalhe de forma autônoma no computador ou smartphone.

Referências

Aranha, M. S. F. (2004). Educação Inclusiva: transformação social ou retórica, 2004. In: OMOTE, S. (org.). Inclusão: intenção e realidade (pp. 37-60). Marília: Fundepe.

Barbosa, A. F; Martins, R. O; Santos, H. R. M. (2015). Uma Experiência no Ensino de Informática Para Deficientes Visuais no Município de Guarulhos – PE. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2626/2280, acesso em 20 de novembro de 2020.

Barbosa, S. D. J; Silva, B. S. (2009). Interação Humano-Computador, Rio de Janeiro: Editora Campus-Elzevier, 397p.

Borges, J. A. (2015). Do Braille ao Dosvox - diferença na vida dos cegos brasileiros. Tese Doutorado em Ciências em Engenharia de Sistemas e Computação, Programa de Pós-graduação de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ. Rio de Janeiro.

Bruno, M. M. G; Nascimento, R. A. L. (2018). Política de Acessibilidade: o que dizem as pessoas com deficiência visual, 2018. Disponível em: [link], acesso em 20 de nov. 2020.

Del Piero, A. B. P; Araújo, I. M. (2017). DOSVOX: Possibilidade de uso pedagógico no processo ensino-aprendizagem. Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, - Brasil.

Dosvox. O que é o Dosvox. (1993). Disponível em: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/intro.htm. Acesso em: 11 jul. 2020.

Duque, J. P; Valente, W. A. G. (2015). Avaliação da acessibilidade e usabilidade do sistema DOSVOX. Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - MG - Brasil.

Melo, A. C. de M; Souza, E. P. R; Lima, J. V (2020). A Tecnologia Assistiva e a Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiência: um mapeamento sistemático da literatura. Em, IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2020) Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020).

Nascimento, R. A. L. do. (2015). O Impacto dos Recursos de Tecnologia Assistiva na Educação e Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.

Norman, D. A. (2019). The Invisible Computer: why good products can fail, the personal computer is so complex and information appliances are the solution. The MIT Press.

Santinello, J.; Evaristo, E. de F; Pizzol, A. D. (2020). Percepção de Um Professor Cego Sobre a Tecnologia Assistiva Dosvox Para o Ensino. Disponível em: [link]. acesso em 20 de nov. 2020.

Santos, J. P., de Oliveira, L. C., Salgado, M. H. V., & da Silva, P. P. (2017). TECNOLOGIA ASSISTIVA: um estudo sobre o uso de aplicativos para deficientes visuais. Brasil Para Todos - Revista Internacional, 4(1), 59-69.

Silva, D. P. R.; Freitas, E. V.; Araújo, L. S. (2019). ACESSIBILIDADE, o uso de tecnologias assistivas para deficientes visuais. Disponível em: [link]. Acesso em 20 de Novembro de 2020.

Silva, K.A.D. (2015). Análise Sobre a Usabilidade do Dosvox. In Anais do Congresso Nacional Universidade EAD Software Livre (Vol. 1, No. 6).

Silva, W. P. (2017). Jogos digitais adaptados para estudantes com deficiência visual: estudo das habilidades cognitivas no Dosvox, 2017. Disponível em: https://scholar.google.com.br/citations?user=0uFJN2oAAAAJ&hl=pt-BR. Acesso em 20 nov.2020.

Silva, W. P., Mól, G. de S; Santana, R. de O. (2019). Os Recursos Tecnológicos e de

Acessibilidade para a Pessoa com Deficiência Visual. Disponível em: [link], acesso em 20 de nov. 2020.

Ventavoli. (2012). A informática como ferramenta e proposta educativa aos indivíduos portadores de Deficiência Visual, 2012. Mococa.
Publicado
23/11/2021
SANTOS, Francisco das Chagas Brito dos; SILVA, Aline Montenegro Leal; SOUSA, Francisco Alysson da Silva; AITA, Keylla Maria de Sá Urtiga; LIMA, Francisco Renato; MACHADO, Vinícius Ponte. Dosvox: tecnologia que amplia a comunicação homem-máquina para deficientes visuais. In: ENCONTRO UNIFICADO DE COMPUTAÇÃO DO PIAUÍ (ENUCOMPI), 14. , 2021, Picos. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 223-230. DOI: https://doi.org/10.5753/enucompi.2021.17775.