Uma Metodologia de Game Design Orientado ao Aprendizado

  • Héder P. R. Silva IFPI
  • Isabele R. de Souza IFPI
  • Carlos H. M. S. Santos IFPI
  • Artur G. S. Caldas IFPI
  • Iallen Gábio S. Santos IFPI

Resumo


O uso do desenvolvimento de jogos como estratégia pedagógica tem ganhado destaque, pois os desenvolvedores são incentivados a adquirir conhecimentos em novas áreas para a implementação dos jogos. No entanto, a literatura atual carece de metodologias específicas de game design adequadas para esse contexto. Este trabalho propõe a abordagem "Game Design Orientado ao Aprendizado" (GDOA), uma metodologia de game design focada no processo de aprendizado para a equipe de desenvolvimento. A GDOA estrutura o desenvolvimento do jogo em fases e etapas, que são conduzidas por uma equipe composta por um tutor e desenvolvedores. Além disso, a metodologia leva em consideração diversos aspectos frequentemente encontrados em ambientes educacionais, como a inexperiência da equipe e limitações orçamentárias.
Palavras-chave: Metodologia, Game Design, Aprendizado Contínuo, Ensino

Referências

Ausubel, D. P. (1963). The Psychology of Meaningful Verbal Learning.

Carvalho, W., Rodriguez, C., and Rocha, R. (2022). Aprendizagem baseada em projetos no contexto do desenvolvimento de jogos: uma revisão sistemática de literatura. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 267-277, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Cezarotto, M. A. and Battaiola, A. L. (2017). Estudo comparativo entre modelos de game design para jogos educacionais. Proceedings of SBGames. Curitiba: SBC.

Hunicke, R., Leblanc, M., and Zubek, R. (2004). MDA: A Formal Approach to Game Design and Game Research. AAAI Workshop - Technical Report, 1.

Keith, C. (2010). Agile Game Development with Scrum. Addison-Wesley Signature Series (Cohn). Pearson Education.

Marques, F. P. R. and de Miranda, L. C. (2022). Design de jogo e experiência de fluxo: Reflexão e desafios na perspectiva da teoria do fluxo. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 41-50. SBC.

Oliveira, L. W., Oliveira, S. S., de Lima Vieira dos Santos, S., and Carvalho, S. T. (2021). Desenvolvimento de um jogo para hipertensão utilizando a metodologia design science research: equilibrando a ciência e a arte. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 857-866, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Silva, A. L. and Silva, D. T. (2017). Proposta de um framework ágil para gestão de projetos de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Revista Empreenda UniToledo Gestão, Tecnologia e Gastronomia, 1(1).

Silva, I. C. S. and Bittencourt, J. R. (2016). Game thinking is not game design thinking! uma proposta de metodologia para o projeto de jogos digitais. Proceedings of the XV SBGames, pages 295-304.

Sykes, J. and Federoff, M. (2006). Player-centered game design. In CHI ’06 Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems, CHI EA ’06, pages 1731-1734, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Publicado
19/10/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Héder P. R.; SOUZA, Isabele R. de; SANTOS, Carlos H. M. S.; CALDAS, Artur G. S.; SANTOS, Iallen Gábio S.. Uma Metodologia de Game Design Orientado ao Aprendizado. In: ENCONTRO UNIFICADO DE COMPUTAÇÃO DO PIAUÍ (ENUCOMPI), 16. , 2023, Piripiri/PI. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 146-154. DOI: https://doi.org/10.5753/enucompi.2023.26628.