Uma Metodologia de Game Design Orientado ao Aprendizado
Resumo
O uso do desenvolvimento de jogos como estratégia pedagógica tem ganhado destaque, pois os desenvolvedores são incentivados a adquirir conhecimentos em novas áreas para a implementação dos jogos. No entanto, a literatura atual carece de metodologias específicas de game design adequadas para esse contexto. Este trabalho propõe a abordagem "Game Design Orientado ao Aprendizado" (GDOA), uma metodologia de game design focada no processo de aprendizado para a equipe de desenvolvimento. A GDOA estrutura o desenvolvimento do jogo em fases e etapas, que são conduzidas por uma equipe composta por um tutor e desenvolvedores. Além disso, a metodologia leva em consideração diversos aspectos frequentemente encontrados em ambientes educacionais, como a inexperiência da equipe e limitações orçamentárias.
Palavras-chave:
Metodologia, Game Design, Aprendizado Contínuo, Ensino
Referências
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Publicado
19/10/2023
Como Citar
SILVA, Héder P. R.; SOUZA, Isabele R. de; SANTOS, Carlos H. M. S.; CALDAS, Artur G. S.; SANTOS, Iallen Gábio S..
Uma Metodologia de Game Design Orientado ao Aprendizado. In: ENCONTRO UNIFICADO DE COMPUTAÇÃO DO PIAUÍ (ENUCOMPI), 16. , 2023, Piripiri/PI.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 146-154.
DOI: https://doi.org/10.5753/enucompi.2023.26628.