Chatbot Multimodal com LLMs para Atendimento de Ocorrências em Serviços Públicos de Segurança
Resumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um agente conversacional inteligente, baseado em modelos de linguagem de grande escala (LLMs), para auxiliar no registro de boletins de ocorrência policiais e atendimento de urgência por meio de plataformas digitais como o WhatsApp. O protótipo permite comunicação multimodal (texto, áudio, imagem e localização), classificando automaticamente ocorrências, identificando lacunas nas denúncias e realizando validações via serviços externos. A solução utiliza tecnologias como FastAPI, LangChain, Google Cloud Platform e Twilio, sendo integrada com ferramentas de transcrição, visão computacional e verificação de dados. O sistema já encontra-se funcional em ambiente controlado, com testes iniciais mostrando resultados positivos. Este trabalho se insere na interseção entre Inteligência Artificial, Interação Humano-Computador e Informática Pública, promovendo acessibilidade, agilidade e segurança na comunicação entre cidadão e serviços públicos de segurança.Referências
Dam, S. K., Hong, C. S., Qiao, Y., and Zhang, C. (2024). A complete survey on llm-based ai chatbots. arXiv preprint.
Gunnam, G. R., Inupakutika, D., Mundlamuri, R., Kaghyan, S., and Akopian, D. (2024). Assessing performance of cloud-based heterogeneous chatbot systems and a case study. IEEE Access.
Oliveira, E. G. (2024). Chatbots: a importância do processamento de língua natural para a experiência do usuário. Master’s thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Gunnam, G. R., Inupakutika, D., Mundlamuri, R., Kaghyan, S., and Akopian, D. (2024). Assessing performance of cloud-based heterogeneous chatbot systems and a case study. IEEE Access.
Oliveira, E. G. (2024). Chatbots: a importância do processamento de língua natural para a experiência do usuário. Master’s thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Publicado
28/05/2025
Como Citar
QUEIROZ, Luis Henrique Miranda; MOURA, Raimundo Santos.
Chatbot Multimodal com LLMs para Atendimento de Ocorrências em Serviços Públicos de Segurança. In: ENCONTRO UNIFICADO DE COMPUTAÇÃO DO PIAUÍ (ENUCOMPI), 17. , 2025, Teresina/PI.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 59-68.
DOI: https://doi.org/10.5753/enucompi.2025.9617.
