A Eficácia das Tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada no Ensino Neurocirúrgico Uma Análise sobre o Impacto no Aprendizado Médico

  • Fabrício C. Mota IFPI

Resumo


Este estudo trata-se de uma revisão, que visa consolidar e sintetizar as principais contribuições de pesquisa sobre as aplicações tecnológicas de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) no âmbito neurocirúrgico, com foco particular na análise de como essas inovações impactam o aprendizado e a educação de estudantes e residentes de medicina. A revisão abrange uma análise pontual das aplicações dessas tecnologias no âmbito neurocirúrgico, destacando os aspectos qualitativos dos dados obtidos a partir dos trabalhos revisados. Além de fornecer uma visão abrangente dos avanços e limitações, o artigo explora as implicações práticas dessas tecnologias para a formação acadêmica e profissional da área médica em análise.

Referências

Bernardo, A. (2017). Virtual reality and simulation in neurosurgical training. World Neurosurgery.

Cannizzaro, D. e. a. (2022). Augmented reality in neurosurgery, state of art and future projections. a systematic review. Frontiers in Surgery.

Hey, G. e. a. (2023). Augmented reality in neurosurgery: A new paradigm for training. Medicina.

Jean, W. C., Sack, K. D., and Tsen, A. R. (2022). Augmented-reality template guided transorbital approach for intradural tumors. Neurosurgical Focus: Video.

Mishra, R. e. a. (2022). Virtual reality in neurosurgery: Beyond neurosurgical planning. International Journal of Environmental Research and Public Health.

Paro, M. R., Hersh, D. S., and Bulsara, K. R. (2022). History of virtual reality and augmented reality in neurosurgical training. World Neurosurgery.

Petrone, S. e. a. (2022). Virtual-augmented reality and life-like neurosurgical simulator for training: First evaluation of a hands-on experience for residents. Frontiers in Surgery.

Truckenmueller, P. e. a. (2024). Augmented 360° three-dimensional virtual reality for enhanced student training and education in neurosurgery. World Neurosurgery.

Whittemore, R. and Knafl, K. (2005). The integrative review: Updated methodology. Journal of Advanced Nursing.
Publicado
28/05/2025
MOTA, Fabrício C.. A Eficácia das Tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada no Ensino Neurocirúrgico Uma Análise sobre o Impacto no Aprendizado Médico. In: ENCONTRO UNIFICADO DE COMPUTAÇÃO DO PIAUÍ (ENUCOMPI), 17. , 2025, Teresina/PI. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 89-98. DOI: https://doi.org/10.5753/enucompi.2025.9624.