InteraVerso: Um ambiente de simulação baseado em Matter.js para o estudo de dinâmica gravitacional no ensino de Física

  • Maria Isabelly de Brito Rodrigues IFPI
  • José Nilton Silva Lima IFPI
  • Iallen Gabio de Sousa Santos IFPI

Resumo


Este artigo apresenta o InteraVerso, um ambiente de simulação baseado no motor de física Matter.js, desenvolvido para facilitar o estudo das interações gravitacionais. A ferramenta permite a simulação de corpos celestes em interação, proporcionando uma visualização clara de conceitos como força gravitacional e movimento orbital. A aplicação foi avaliada por professores de física, que destacaram sua relevância didático-pedagógica. Os resultados indicaram potencial para complementar práticas pedagógicas tradicionais.

Referências

Ariston, M. M., Aquino, A. A., Saraiva, G. D., Castro, A. J. R. d., and Veloso, M. S. S. d. O. (2022). O uso de smartphones para o desenvolvimento de atividades experimentais no ensino de física. Revista Insignare Scientia - RIS, 5(3):105–124.

Cassal, M. L., Orengo, G., and Isaia, S. M. d. A. (2021). O problema do lançamento oblíquo no ensino de física com abordagem na programação de computadores. Revista Educar Mais, 5(4):878–900.

Costa, M. d. and Lourdes, I. d. (2020). Abordagem histórico-didática para o ensino da teoria eletrofraca utilizando simulações computacionais de experimentos históricos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(1):242–262.

Halliday, D., Resnick, R., and Walker, J. (2011). Fundamentos de física–vol. 2 (gravitação, ondas e termodinâmica), 9ª.

IBM (2024). Customer satisfaction score (csat). Acessado em: 20 mar. 2025.

Liabru (2025). Matter.js - 2d physics engine.

Murray, C. D. and Dermott, S. F. (2000). Solar System Dynamics. Cambridge University Press.

Nussenzveig, H. M. (2013). Curso de física básica, 1: mecânica. E. Blucher.

Poincaré, H. (1890). Sur le problème des trois corps et les équations de la dynamique. Acta Mathematica, 13:1–270.

Press, W. H., Teukolsky, S. A., Vetterling, W. T., and Flannery, B. P. (2007). Numerical Recipes: The Art of Scientific Computing. Cambridge University Press.

Spessatto De Maman, A. and Neide, I. G. (2023). Atividades experimentais e simulações computacionais e o pensamento metacognitivo como recursos para o ensino de física. Revista Espaço Pedagógico, 30:e14819.

Tipler, P. A. and Mosca, G. (2009). Física para Cientistas e Engenheiros: Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica, volume 1. LTC, Rio de Janeiro, 6 edition.
Publicado
28/05/2025
RODRIGUES, Maria Isabelly de Brito; LIMA, José Nilton Silva; SANTOS, Iallen Gabio de Sousa. InteraVerso: Um ambiente de simulação baseado em Matter.js para o estudo de dinâmica gravitacional no ensino de Física. In: ENCONTRO UNIFICADO DE COMPUTAÇÃO DO PIAUÍ (ENUCOMPI), 17. , 2025, Teresina/PI. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 169-178. DOI: https://doi.org/10.5753/enucompi.2025.9791.