Uso de Inteligência Artificial no Desenvolvimento de um Chatbot para Auxílio Acadêmico e Administrativo no IFPI
Resumo
Este artigo apresenta a proposta de desenvolvimento de um chatbot institucional para o IFPI, utilizando tecnologias avançadas de inteligência artificial. A solução integra o modelo de linguagem LLaMA 3, o framework LangChain e o banco de dados vetorial ChromaDB, dentro de uma arquitetura baseada na orquestração de IA. O sistema visa oferecer respostas precisas e contextualizadas às consultas dos usuários, otimizando a comunicação e a gestão de informações institucionais. A metodologia contempla estratégias de fine-tuning e Retrieval-Augmented Generation (RAG), permitindo a personalização contínua do chatbot com base em feedbacks e atualizações normativas.
Referências
et al., O. (2024). Gpt-4 technical report.
Mathur, S. and Chhabra, A. (2024). Vector search algorithms: A brief survey. In 2024 4th International Conference on Ubiquitous Computing and Intelligent Information Systems (ICUIS), pages 365–371.
Saad, M. and Qawaqneh, Z. (2024). Closed domain question-answering techniques in an institutional chatbot. In 2024 4th International Conference on Electrical, Computer, Communications and Mechatronics Engineering (ICECCME), pages 1–8.
Susskind, R. (2019). Online Courts and the Future of Justice. Oxford University Press.
Vaswani, A., Shazeer, N., Parmar, N., Uszkoreit, J., Jones, L., Gomez, A. N., Kaiser, L., and Polosukhin, I. (2017). Attention is all you need.
