Gamificação e Memória Cultural: Desenvolvimento de um Jogo sobre a Guerra da Balaiada

  • Evelly Victory Vieira Pinto IFMA
  • Danielly dos Santos Almeida IFMA
  • José Cainan Jansen Cunha IFMA
  • Luis Fernando Maia Santos Silva IFMA

Resumo


Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo digital educativo inspirado na Guerra da Balaiada (1838–1841), revolta popular de grande relevância histórica no Brasil Império. A proposta busca resgatar e valorizar a memória cultural por meio de uma experiência lúdica e interativa, promovendo o engajamento com a história a partir de múltiplas perspectivas. O jogo, estruturado em missões narrativas e protagonizado por personagens históricos, utiliza as ferramentas Blender e Unreal Engine em sua construção. Como resultados parciais, foram desenvolvidos os primeiros cenários e a base narrativa do enredo.

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Publicado
28/05/2025
PINTO, Evelly Victory Vieira; ALMEIDA, Danielly dos Santos; CUNHA, José Cainan Jansen; SILVA, Luis Fernando Maia Santos. Gamificação e Memória Cultural: Desenvolvimento de um Jogo sobre a Guerra da Balaiada. In: ENCONTRO UNIFICADO DE COMPUTAÇÃO DO PIAUÍ (ENUCOMPI), 17. , 2025, Teresina/PI. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 199-204. DOI: https://doi.org/10.5753/enucompi.2025.9780.