Projeto de Aplicação Móvel Utilizando Lean UX: Estudo de Caso no Aplicativo Pratique

  • Mariana Falcão UFERSA
  • Ramon Fonseca UFERSA
  • Welliana Benevides Ramalho UFERSA
  • Sairo Raoni dos Santos UFERSA
  • Joêmia de Medeiros UFERSA

Resumo


A presença constante de smartphones no cotidiano tem aumentado o investimento em soluções através de aplicações móveis. Com tantos aplicativos disponíveis ao usuário, passa a ser primordial investir em metodologias de desenvolvimento que coloquem o usuário a frente do processo, a fim de proporcionar uma experiência agradável. Dentre as diversas metodologias existentes, o Lean UX vem se destacando por sua característica ágil, em que se prioriza a experiência a ser projetada para o usuário e que diminui a necessidade de se produzir uma extensa quantia de entregáveis. Diante disto, esta metodologia foi aplicada ao projeto do aplicativo Pratique, que tem como objetivo aproximar pessoas com interesses esportivos em comum. Portanto este trabalho teve como finalidade adaptar e aplicar o Lean UX ao desenvolvimento do design deste aplicativo.

Referências

Buley, L. (2013) “The User Experience Team of One: A Research and Design Survival Guide.”, Rosenfeld Media, New York.

Garrett, J.J. (2010) “Elements of user experience, the: user-centered Design for the web and beyond.”, Pearson Education.

Gitahy, Y. (2017) “Entenda o que é Lean Startup”, https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-que-e-lean-startup,03ebb2a178c83410VgnVCM1000003b74010aRCRD, Outubro.

Gothelf, J. and Seiden, J. (2013), “Lean UX: Applying Lean Principles to Improve User Experience”, O’reilly Media, Inc., Sebastopol.

Norman, D. (2014) “Human Error? No, Bad Design”, https://getpocket.com/a/read/594125970, Setembro.

Norman, D. and Nielsen, J. (2017) “The Definition of User Experience (UX)”, https://www.nngroup.com/articles/definition-user-experience/, Setembro.

Saffer, D. (2006) “Designing for Interaction: Creating Smart Applications and Clever Devices”, New Riders, Berkeley.
Publicado
05/12/2018
Como Citar

Selecione um Formato
FALCÃO, Mariana; FONSECA, Ramon; RAMALHO, Welliana Benevides; DOS SANTOS, Sairo Raoni; DE MEDEIROS, Joêmia. Projeto de Aplicação Móvel Utilizando Lean UX: Estudo de Caso no Aplicativo Pratique. In: ESCOLA POTIGUAR DE COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES, 11. , 2018, Angicos. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.5753/epoca.2018.13443.