DDidático: Sistema web para elaboração de desenhos didáticos de cursos à distância

  • Ísis N. C. Costa Paiva UERN
  • Suellem S. Fernandes Queiroz UERN
  • Alysson Mendes de Oliveira UERN
  • Regina Santos Young UERN

Resumo


A Educação a Distância e a Tecnologia estão estreitamente ligados atualmente, tanto por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s), quanto no auxílio em funções administrativas. Cada instituição de Educação a Distância possui seu próprio modelo pedagócio, chamado Desenho Didático (DD). Entretanto, o preenchimento do DD e feito muitas vezes por meio de troca de e-mails, o que dificulta a visualização sistemática do processo e a torna ineficiente. Dessa forma, foi desenvolvida uma sistema web que tem o objetivo de auxiliar no processo de criação e avaliação de DD’s, com aplicação em ambiente real da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte).

Referências

Blokehead, T. and Barros, R. (2017). Scrum - Guia de Praticas Ágeis Essenciais com Scrum! Babelcube Incorporated.

Brasil (2007). Referenciais de qualidade para educação a distância do mec. Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância.

Brasil (2014). Lei no 13.005. aprova o plano nacional de educação pne e dá outras ́providencias. In Plano Nacional de Educação. Diario Oficial da União.

Chacon, S. and Straub, B. (2018). Pro Git: Everything you need to know about GIT. Apress, 1th edition.

Neves, M., Centeno, C., Fruet, F., Otte, J., and Orth, M. (2012). Design educacional construtivista: O papel do design como planejamento na educação a distância. Simpósio ́Internacional de Educação a Distância.

Santiago, L. (2014). MADE: sistema de gestao e planejamento da matriz de design educacional de disciplinas a distancia. Master’s thesis, Universidade Estadual do Ceará.

Santos, E. and Silva, M. (2009). O desenho didatico interativo na educaçãoo online. pages 267–287. Revista Ibero Americana de Educação.
Publicado
05/12/2018
Como Citar

Selecione um Formato
PAIVA, Ísis N. C. Costa; QUEIROZ, Suellem S. Fernandes; DE OLIVEIRA, Alysson Mendes; YOUNG, Regina Santos. DDidático: Sistema web para elaboração de desenhos didáticos de cursos à distância . In: ESCOLA POTIGUAR DE COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES, 11. , 2018, Angicos. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 74-83. DOI: https://doi.org/10.5753/epoca.2018.13451.