É Coisa de Menina: uma iniciativa para atrair meninas de escolas públicas em áreas de risco para cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática

  • Victoria Santana UFERSA
  • Katia da Silva UFERSA
  • Gabrielly Freitas UFERSA
  • Isabelle de Oliveira UFERSA
  • Igor Brito UFERSA

Resumo


Este artigo se inscreve nos tópicos de Informática na Educação e Lógica Computacional e descreve um projeto a ser desenvolvido em escolas periféricas da Rede Pública Estadual de Educação Básica da cidade Mossoró. Objetiva motivar as meninas em situação de risco a optarem por carreiras científicas, nos cursos de graduação em Ciência, Tecnologia, Engenharias ou Matemática, através do ensino de lógica de programação para meninas do Ensino Fundamental II, através de um projeto de extensão de intervenção direta. Pretende-se, como resultados, motivar a permanência das meninas na escola, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências que facilitem a inserção destas em carreiras científicas.

Referências

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UNESCO. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Brasília: UNESCO, 2018. 84p.
Publicado
05/12/2018
SANTANA, Victoria; DA SILVA, Katia; FREITAS, Gabrielly; DE OLIVEIRA, Isabelle; BRITO, Igor. É Coisa de Menina: uma iniciativa para atrair meninas de escolas públicas em áreas de risco para cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática . In: ESCOLA POTIGUAR DE COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES, 11. , 2018, Angicos. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 111-114. DOI: https://doi.org/10.5753/epoca.2018.13457.