Análise de Usabilidade do SigEDUC

  • Aliete Araújo UFERSA
  • Welliana Benevides Ramalho UFERSA

Resumo


Avaliar a experiência do usuário é uma das tarefas mais importantes que devem ser executadas em um sistema, com a finalidade de verificar se o mesmo está satisfazendo todas as necessidades do usuário. Com o crescimento da utilização do SIGEduc, tornou-se viável realizar uma avaliação da experiência do usuário, sob o seu ponto de vista.

Referências

ARAUJO, Fernanda Steinbruch. Avaliação da experiência do usuário: uma proposta de sistematização para o processo de desenvolvimento de produtos. 2014. 238 f. Tese (doutorado) - curso de engenharia de produção, universidade federal de santa catarina., florianópolis, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9241: Ergonomia da interação humano-sistema. Rio de Janeiro: Abnt, 2009.

BARBOSA, Thiago Moura; SILVA, Iago Sinésio Ferris da; SANT’ANA, Alex Sandro Coitinho. Os Desafios do Uso Pedagógico do SIGEduc no Contexto de Escolas Públicas dos Municípios de Angicos/RN e Santana do Matos/RN. In: CONGRESSO REGIONAL SOBRE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 1667., 2016, Angicos. Congresso. Natal: Ufersa, 2016. p. 385 - 396.

COSTA, Monalisa Mirelle do Nascimento. Análise da Usabilidade do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) do IFRN. 2016. 87 f. Monografia (Especialização) - Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Ifrn, Pau dos Ferros, 2016.

COSTA, Ingrid Nascimento da. Userbility: uma técnica para avaliação da experiência do usuário e usabilidade em aplicativos móveis. 2016. 81 f. Dissertação (mestrado) - curso de informática, Universidade Federal do Amazonas (ppgiufam), Manaus, 2016.

FALAVIGNA, Vinícius Deboni. Experiência do usuário: análise e aplicação de métodos de avaliação.2015. 119 f. Monografia (especialização) - curso de tecnologias digitais, universidade de caxias do sul, caxias do sul, 2015.

LEITE, Jair C. Design de Interfaces de Usuário. 2000. Disponível em: <https://www.dimap.ufrn.br/~jair/ES/c6.html>. Acesso em: 15 nov. 2018.

HEWETT, B. et al. Curricula for Human-Computer Interaction. New York: Broadway, 1992. Disponível em: < http://old.sigchi.org/cdg/cdg2.html>. Acesso em: 22 mar. 2017.

MENDES, Marília Soares. MALTU – UM MODELO PARA AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO EM SISTEMAS SOCIAIS A PARTIR DA LINGUAGEM TEXTUAL DO USUÁRIO. 2015. 201 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Computação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

SILVA, Fernanda Cardinaly de Araújo. Estudo do impacto da implantação de um sistema de informação em uma instituição pública de ensino: o SIGEduc na Escola Estadual Sílvio Bezerra de Melo. Currais Novos: Ufrn, 2017. 51 p.

VALENTIM, Natasha M. Costa; SILVA, Williamson; CONTE, Tayana. Avaliando a Experiência do Usuário e a Usabilidade de um Aplicativo Web Móvel: um relato de experiência. 2018. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/276276294>. Acesso em: 28 ago. 2018.
Publicado
05/12/2018
Como Citar

Selecione um Formato
ARAÚJO, Aliete; RAMALHO, Welliana Benevides. Análise de Usabilidade do SigEDUC . In: ESCOLA POTIGUAR DE COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES, 11. , 2018, Angicos. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 120-123. DOI: https://doi.org/10.5753/epoca.2018.13459.