Análise de Usabilidade do SigEDUC

  • Aliete Araújo UFERSA
  • Welliana Benevides Ramalho UFERSA

Abstract


User evaluation is one of the most important tasks that must be performed on a system in order to verify that it is satisfying all user needs. With the increased use of SIGEduc, it will make viable an assessment of the user experience, from your point of view.

References

ARAUJO, Fernanda Steinbruch. Avaliação da experiência do usuário: uma proposta de sistematização para o processo de desenvolvimento de produtos. 2014. 238 f. Tese (doutorado) - curso de engenharia de produção, universidade federal de santa catarina., florianópolis, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9241: Ergonomia da interação humano-sistema. Rio de Janeiro: Abnt, 2009.

BARBOSA, Thiago Moura; SILVA, Iago Sinésio Ferris da; SANT’ANA, Alex Sandro Coitinho. Os Desafios do Uso Pedagógico do SIGEduc no Contexto de Escolas Públicas dos Municípios de Angicos/RN e Santana do Matos/RN. In: CONGRESSO REGIONAL SOBRE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 1667., 2016, Angicos. Congresso. Natal: Ufersa, 2016. p. 385 - 396.

COSTA, Monalisa Mirelle do Nascimento. Análise da Usabilidade do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) do IFRN. 2016. 87 f. Monografia (Especialização) - Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Ifrn, Pau dos Ferros, 2016.

COSTA, Ingrid Nascimento da. Userbility: uma técnica para avaliação da experiência do usuário e usabilidade em aplicativos móveis. 2016. 81 f. Dissertação (mestrado) - curso de informática, Universidade Federal do Amazonas (ppgiufam), Manaus, 2016.

FALAVIGNA, Vinícius Deboni. Experiência do usuário: análise e aplicação de métodos de avaliação.2015. 119 f. Monografia (especialização) - curso de tecnologias digitais, universidade de caxias do sul, caxias do sul, 2015.

LEITE, Jair C. Design de Interfaces de Usuário. 2000. Disponível em: <https://www.dimap.ufrn.br/~jair/ES/c6.html>. Acesso em: 15 nov. 2018.

HEWETT, B. et al. Curricula for Human-Computer Interaction. New York: Broadway, 1992. Disponível em: < http://old.sigchi.org/cdg/cdg2.html>. Acesso em: 22 mar. 2017.

MENDES, Marília Soares. MALTU – UM MODELO PARA AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO EM SISTEMAS SOCIAIS A PARTIR DA LINGUAGEM TEXTUAL DO USUÁRIO. 2015. 201 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Computação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

SILVA, Fernanda Cardinaly de Araújo. Estudo do impacto da implantação de um sistema de informação em uma instituição pública de ensino: o SIGEduc na Escola Estadual Sílvio Bezerra de Melo. Currais Novos: Ufrn, 2017. 51 p.

VALENTIM, Natasha M. Costa; SILVA, Williamson; CONTE, Tayana. Avaliando a Experiência do Usuário e a Usabilidade de um Aplicativo Web Móvel: um relato de experiência. 2018. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/276276294>. Acesso em: 28 ago. 2018.
Published
2018-12-05
ARAÚJO, Aliete; RAMALHO, Welliana Benevides. Análise de Usabilidade do SigEDUC . In: THE POTIGUAR SCHOOL OF COMPUTING AND ITS APPLICATIONS (EPOCA), 11. , 2018, Angicos. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 120-123. DOI: https://doi.org/10.5753/epoca.2018.13459.