Análise dos ganhos de performance na utilização do padrão Entity Component Systems contra implementações orientadas a objetos

  • Yuri Moraes Gavilan UFMS
  • Bianca de Almeida Dantas UFMS

Resumo


Este artigo descreve o problema de arranjo de dados complexos de entidades no desenvolvimento de jogos – solucionado de forma distinta pelos padrões ECS e OO – demonstrando a diferença de performance entre eles. Nele será explorada a premissa do ECS e os experimentos realizados para medir o ganho de desempenho comparado a implementações tradicionalmente orientadas a objetos.

Referências

Fabian, R. (2018). Data-Oriented Design. Richard Fabian.

Nystrom, R. (2011). Game Programming Patterns. Genever Benning.

Unity-Technologies (2024a). Website. [link]. [online: acesso em 03-Outubro-2024].

Unity-Technologies (2024b). Website. [link]. [online: acesso em 29-Maio-2024].
Publicado
07/11/2024
GAVILAN, Yuri Moraes; DANTAS, Bianca de Almeida. Análise dos ganhos de performance na utilização do padrão Entity Component Systems contra implementações orientadas a objetos. In: ESCOLA REGIONAL DE ALTO DESEMPENHO DO CENTRO-OESTE (ERAD-CO), 7. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 36-38. DOI: https://doi.org/10.5753/eradco.2024.4531.