Proposta de Ensino Individualizado para Estudantes com Autismo: Uma Abordagem com Dispositivos Móveis

  • Maria do Desterro Fernandes de Araujos UFPI
  • Martony Demes da Silva UAB

Resumo


Autismo é um Transtorno Global do Desenvolvimento que afeta principalmente o comportamento e a comunicação do indivíduo. Diante disso, o ensino de estudante com tal transtorno requer estratégias alternativas específicas e individualizadas. Esta pesquisa objetiva apresentar uma proposta de ensino com uso de dispositivos móveis para o acompanhamento e evolução do individual e com base na análise da atividade aplicada. Espera-se que o indivíduo possa evoluir e construir um repertório consistente. E o educador consiga acompanhar sistematicamente cada estudante com autismo.
Palavras-chave: Aplicações em Agricultura, Biologia, Engenharia, Física, Matemática, Medicina, Mercado Financeiro, Nanociências, Óleo e Gás, Química e outras áreas.

Referências

APA. American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2013.

ALVES, M. M. C; LISBOA, D. O; LISBOA, D. O. Autismo e inclusão escolar. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Laranjeiras - SE. 2010.

BITTENCOURT, Ivanise; FUMES, Neiza. A tecnologia assistiva SCALA na promoção de narrativas de sujeitos com Transtorno do Espectro Autista sobre as suas experiências escolares e o autismo. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 767, nov. 2016. ISSN 2316-6533. Disponível em: link. Acesso em: 11/mar. 2020

CARVALHO, Lukas Teixeira; CUNHA, Mônica. 123 Autismo: Um aplicativo móvel para auxiliar no ensino de habilidades iniciais da matemática a crianças com autismo. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 1172, nov. 2019. ISSN 2316-8889. Disponível em: Link Acesso em: 11 jul. 2020.

GOMES, C. G. S., Varella, A. A. B., & de Souza, D. G. . Equivalência de estímulos e autismo: Uma revisão de estudos empíricos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26, 729-737. doi:10.1590/S0102-37722010000400017, 2010

GOMES, Camila Graciella Santos; DA SILVA CARVALHO, Brunna Stella; DE SOUZA, Deisy das Graças. Aspectos relevantes do ensino de leitura para pessoas com transtornos do espectro do autismo. em foco, p. 59, 2014.

PIMENTEL, Ana Gabriela Lopes. Autismo e escola: perspectiva de pais e professores. 2013. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

SILVA, Martony; SOARES, André; BENITEZ, Priscila. Ambiente Digital para Ensino e Acompanhamento Personalizado de Estudantes com Autismo: proposta com Uso de Dispositivos Móveis. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 1047, out. 2017.

FARIAS, E. B. ; SILVA, L. W. C. ; CUNHA, M. X. C. . ABC AUTISMO: Um aplicativo móvel para auxiliar na alfabetização de crianças com autismo baseado no Programa TEACCH. In: X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2014, Londrina - PR. Disponível em <https://goo.gl/5swXXf>, acesso em 04 Mar 2015
Publicado
30/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DE ARAUJOS, Maria do Desterro Fernandes; DA SILVA, Martony Demes . Proposta de Ensino Individualizado para Estudantes com Autismo: Uma Abordagem com Dispositivos Móveis. In: ESCOLA REGIONAL DE ALTO DESEMPENHO DO RIO DE JANEIRO (ERAD-RJ), 6. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 6-10. DOI: https://doi.org/10.5753/eradrj.2020.14508.