Implantação de uma Infraestrutura de Nuvem usando OpenStack

  • André Igor Pereira CEFET/RJ
  • Jonas Henrique G. de Oliveira CEFET/RJ
  • Ubiratam de Paula UFRRJ
  • Rafaelli Coutinho CEFET/RJ

Resumo


Este trabalho apresenta a implantação de uma infraestrutura de computação em nuvem no campus do CEFET/RJ em Nova Iguaçu. O objetivo é prover um ambiente de nuvem que possa ser usado por projetos desenvolvidos no campus possibilitando um melhor aproveitamento dos recursos físicos disponíveis. Para isso, implementou-se a plataforma OpenStack como gerenciador da nuvem proposta, e avaliou-se o desempenho das máquinas virtuais nesse ambiente.

Palavras-chave: Computação em Nuvem, Gerenciamento de Recursos, OpenStack

Referências

da Silva Rodrigues Filho, J. L. (2014). Implantação de uma Infraestrutura de Computação em nuvem IAAS com OpenStack. Monografia. Faculdade Antonio Meneghetti.

Iyowu, M. (2016). Cloud Computing Comparative Study - OpenStack vs OpenNebula. Dissertação de Mestrado. Universidade de Portsmouth.

Maliszewski, A. M.; Vogel, A.; Griebler, D.; Schepke, C. (2017). Desempenho das operações de criar e deletar instâncias kvm simultâneas em nuvens cloudstack e openstack. 17th Escola Regional de Alto Desempenho do Estado do Rio Grande do Sul.

Thomé, B.; Hentges, E.; Griebler, D. (2013). Computação em nuvem: análise comparativa de ferramentas open source para iaas. 11th Escola Regional de Redes de Computadores.
Publicado
04/09/2019
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, André Igor; DE OLIVEIRA, Jonas Henrique G.; DE PAULA, Ubiratam; COUTINHO, Rafaelli. Implantação de uma Infraestrutura de Nuvem usando OpenStack. In: ESCOLA REGIONAL DE ALTO DESEMPENHO DO RIO DE JANEIRO (ERAD-RJ), 5. , 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 37-39.