Análise de desempenho e segurança dos orquestradores Apache Mesos, Docker Swarm e Kubernetes em nuvens baseadas em OpenStack
Resumo
Aplicações baseadas em ambientes de contêineres tendem a tornar uma proporção de considerável complexidade de gerenciamento. Assim, o uso de orquestradores é tipicamente empregado para realizar o gerenciamento e organização dos contêineres tanto do seu ciclo de vida como da sua interconexão em rede. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta para analisar o desempenho e segurança disponibilizados pelos orquestradores Apache Mesos, Kubernetes e Docker Swarm em nuvens computacionais baseadas em OpenStack.
Referências
Oliveira, K. and Miers, C. (2019). Análise de segurança no uso de contêineres Docker em máquinas virtuais. In 17a Escola Regional de Redes de Computadores, Alegrete-RS, Brasil.
OpenStack.org (2020a). Construa o futuro da infraestrutura aberta. https://www.openstack.org/.
OpenStack.org (2020b). Magnum - OpenStack. https://wiki.openstack.org/wiki/Magnum.
OpenStack.org (2020c). O que é o OpenStack? https://www.openstack.org/software/project-navigator/openstack-components#bridges-for-adjacent-tech.
OpenStack.org (2020d). OpenStack docs: Magnum guia do usuário. https://docs.openstack.org/magnum/latest/user/#choosing-a-coe.
Watada, J., Roy, A., Kadikar, R., Pham, H., and Xu, B. (2019). Emerging trends, techniques and open issues of containerization: A review. 7:152443–152472.