Proposta de uma Arquitetura de Balanceamento de Carga em ambiente de Fog Computing
Resumo
A Computação em Névoa caracteriza-se como uma extensão da Computação Nuvem e surge como um complemento, preenchendo lacunas como tempo de resposta mais baixo e também menor utilização de internet. Este trabalho apresenta um modelo arquitetural de um balanceador de carga em ambientes de Computação em Névoa, cujos objetivos abordam a redução de nós da névoa sobrecarregados e desbalanceados, bem como, abstrair do dispositivo final IoT as falhas que ocorrem nos nós que a compõem. Para comprovar a efetividade da solução proposta, organizou-se um ambiente de simulação, onde comparou-se este trabalho com algumas soluções já propostas, e avaliou-se o algoritmo proposto em ambientes de computação heterogênea. Os resultados mostram que as tarefas de alta prioridade consomem o menor tempo de resposta possível no ambiente, seja de processamento ou na fila, o que traz à tona a efetividade da solução proposta.
Referências
Bonomi, F., Milito, R., Zhu, J., and Addepalli, S. (2012). Fog computing and its role in the internet of things. In Proceedings of the first edition of the MCC workshop on Mobile cloud computing, pages 13–16. ACM.
Consortium, O. et al. (2017). Openfog reference architecture for fog computing. Architecture Working Group.
Pereira, E., Fischer, I. A., Medina, R. D., Carreno, E. D., and Padoin, E. L. (2019). A load balancing algorithm for fog computing environments. Latin America High Performance Computing Conference (CARLA), Costa Rica, pages 1–14.