Identificando a Percepção do Paralelismo: Um Estudo de Caso

  • Yan de Moraes Bersch IFSul / UFPEL
  • João Pedro R. Linares UFPEL
  • João Antonio Soares UFPEL
  • André Rauber Du Bois UFPEL
  • Gerson Geraldo H. Cavalheiro UFPEL

Resumo


Este artigo descreve a aplicação da ferramenta Mandel2Us como um recurso para introduzir conceitos de programação paralela e concorrente a diferentes grupos de estudantes. O trabalho fundamenta-se em três abordagens complementares: Espaço de Exposição, Demonstração e Descoberta. A realização de uma coleta de dados permitiu uma análise detalhada do impacto dessas metodologias na compreensão dos conceitos e engajamento dos alunos. A ferramenta tem como objetivo facilitar a assimilação dos conteúdos teóricos, assim como contribuir para uma aprendizagem dinâmica e interativa, promovendo a formação de competências essenciais na área de computação.
Palavras-chave: Algoritmos Paralelos e Distribuídos, Aplicações de Computação de Alto Desempenho em Ciências e Engenharias, Linguagens, Compiladores e Ferramentas para Alto Desempenho

Referências

Drakopoulos, V., Mimikou, N., and Theoharis, T. (2003). An overview of parallel visualisation methods for mandelbrot and julia sets. Computers & Graphics, 27(4):635–646.

Giacaman, N. and Sinnen, O. (2018). Preparing the software engineer for a modern multicore world. Journal of Parallel and Distributed Computing, 118:247–263.

Ko, Y., Burgstaller, B., and Scholz, B. (2013). Parallel from the beginning: The case for multicore programming in the computer science undergraduate curriculum. In Proceeding of the 44th ACM technical symposium on Computer science education, pages 415–420.

Li, X., Wang, Z., Che, X., and Lu, T. (2007). Artistic fractal images for complex mapping f(z) and t(z). In 2007 10th IEEE International Conference on Computer-Aided Design and Computer Graphics, pages 501–504. IEEE.

Morais, L., Torchelsen, R., and Cavalheiro, G. G. H. (2022). Incentivando a adoção de modelos de programação concorrente/paralela a partir da visualização de ganhos na geração de fractais em tempo-real. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 311–322. SBC.
Publicado
23/04/2025
BERSCH, Yan de Moraes; LINARES, João Pedro R.; SOARES, João Antonio; DU BOIS, André Rauber; CAVALHEIRO, Gerson Geraldo H.. Identificando a Percepção do Paralelismo: Um Estudo de Caso. In: ESCOLA REGIONAL DE ALTO DESEMPENHO DA REGIÃO SUL (ERAD-RS), 25. , 2025, Foz do Iguaçu/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 77-80. ISSN 2595-4164. DOI: https://doi.org/10.5753/eradrs.2025.6797.