Quantificando o impacto do rastreamento em aplicações paralelas OpenMP baseadas em tarefas
Resumo
Para entender o que acontece durante a execução de uma aplicação paralela baseada em tarefas é necessário instrumentá-la e analisar os dados (rastros) gerados. Entretanto ao rastrear a execução estamos alterando o ambiente e comportamento originais da aplicação. Este trabalho foca em quantificar o impacto causado pelo rastreamento das tarefas no tempo de execução de uma aplicação paralela e quais fatores influenciam esse impacto. Os resultados demonstram que o número de threads e a quantidade de tarefas realizadas são importantes fatores de impacto no tempo consumido pelo rastreador.
Referências
da Silva, G. J. and de Oliveira Stein, B. (2002). Uma biblioteca genérica de geração de rastros de execução para visualização de programas. Anais do I Simpósio de Informática da Região Centro.
Eichenberger, Alexandre E., e. a. (2013). Ompt: An openmp tools application programming interface for performance analysis. OpenMP in the Era of Low Power Devices and Accelerators: 9th International Workshop on OpenMP, page 171 – 185.
Householder, A. S. (1958). Unitary triangularization of a nonsymmetric matrix. Journal of the ACM, page 339 – 342.
Laurino, J. V. and Pinto, V. G. (2023). Análise do overhead em aplicações paralelas openmp utilizando ompt e score-p. Anais da XXIII Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul.
Miletto, M. C., Schnorr, L. M., Pinto, V. G., and da Silva, H. C. P. (2020). Análise da influência do runtime openmp no desempenho de aplicação com tarefas. Anais da XX Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul.
