Proposta de análise e caracterização do tráfego de rede no domínio de controle do OpenStack com foco no ciclo de vida das máquinas virtuais

  • Adnei W. Donatti UDESC
  • Guilherme P. Koslovski UDESC
  • Charles Christian Miers UDESC

Resumo


O uso de nuvens computacionais privadas baseadas em OpenStack é considerável no últimos anos. Entretanto, o projeto e implantação dessas nuvens inclui a necessidade de projetar e gerenciar vários recursos e entres estes está a infraestrutura de rede. Pouco se sabe sobre o tráfego de rede gerado internamente pelo OpenStack durante a criação e manipulação de máquinas virtuais. O presente trabalho apresenta uma proposta para análise e caracterização do tráfego de rede no Domínio de Controle de nuvens computacionais baseadas em OpenStack. A caracterização deste tráfego permitirá planejar e gerenciar melhor os recursos de rede para que não afete o desempenho da nuvem e das aplicações executadas na mesma.
Publicado
06/08/2019
Como Citar

Selecione um Formato
W. DONATTI, Adnei; P. KOSLOVSKI, Guilherme; CHRISTIAN MIERS, Charles. Proposta de análise e caracterização do tráfego de rede no domínio de controle do OpenStack com foco no ciclo de vida das máquinas virtuais. In: ESCOLA REGIONAL DE ALTO DESEMPENHO DA REGIÃO SUL (ERAD-RS), 19. , 2019, Três de Maio. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . ISSN 2595-4164.