Inteligência Artificial como Ferramenta de Aprendizagem na Educação Básica: Relato de Experiência
Resumo
Este trabalho é um relato de uma pesquisa científica desenvolvida na Educação Básica, a qual teve como objetivos aplicar competências computacionais adquiridas nas aulas de Inovação e Tecnologia e verificar se os chatbots de Inteligência Artificial (IA) ChatGPT, Bing Copilot e LuzIA são eficientes como recurso de apoio à metodologia da sala de aula invertida, durante o ensino de Física. Como resultado, o artigo apresenta qual dessas ferramentas de IA contribuiu de forma mais significativa para a aprendizagem de conteúdos como os movimentos retilíneos uniformes e os movimentos oblíquos, assim como disponibiliza uma cartilha, feita por estudantes para estudantes, com dicas para um melhor uso da ferramenta, a fim de otimizar os estudos.
Referências
Andrade, J., Muñoz, R., Pancione, G. e Oliveira, M. (2024) “Oficina de Pensamento para Inteligência Artificial: Um Relato do Projeto Corte de Lovelace", In: Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 3117–3126.
Brasil, Ministério da Educação (2022) “Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC”, Brasília.
Funaki, L., Menezes, N. e Corrallo, M. (2022) “Uma Proposta de Implementação de Chatbot em Apoio ao Ensino de Física”, In: Anais do VII Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação, IFSP – Campus São Paulo.
Lautert, C., Aragon, R. e Menezes, C. (2024) “Chatbots e tomada de consciência: um estudo sobre a contribuição dos chatbots na compreensão da pesquisa científica no ensino médio”, In: Rev. RENOTE – Novas Tecnologias na Educação, v. 22, n. 1, jul, p. 237–246.
Nguyen, Q. (2023) “AI and Plagiarism: Opinion from Teachers, Administrators and Policymakers” In: Proceedings of the AsiaCALL International Conference 4, p.75–85
Reis, I., Fischer, C., Pereira, R., Juliani, D. e Ulbricht, V. (2024) “A Pedagogia Digital a partir do Conectivismo e o uso da Inteligência Artificial na Educação: uma revisão integrativa”. In: Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1689–1700.
Scheneiders, L. A. (2018) “O método da sala de aula invertida (flipped classroom)” Lajeado : Ed. da Univates, 2018.
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Scheneiders, L. A. (2018) “O método da sala de aula invertida (flipped classroom)” Lajeado : Ed. da Univates, 2018.
Publicado
12/11/2025
Como Citar
SCHEFFEL, Erica J. S.; VIDAL, Joana D. C.; FERREIRA, Gabriel E.; LACERDA, Pedro Paulo L.; COUTINHO, Nicolle C.; TAVARES, Bernardo M.; SCHNEIDER, Daniel; MOTTA, Claudia L. R..
Inteligência Artificial como Ferramenta de Aprendizagem na Educação Básica: Relato de Experiência. In: ESCOLA REGIONAL DE APRENDIZADO DE MÁQUINA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DA REGIÃO SUL (ERAMIA-RS), 1. , 2025, Porto Alegre/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 17-20.
DOI: https://doi.org/10.5753/eramiars.2025.16304.