IAGens no Ensino de LP na Educação Básica: Protocolo de Pesquisa para uma Revisão Sistemática de Literatura com base em uma Busca Exploratória
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa em desenvolvimento no contexto do MPEB do IFRS – Campus Farroupilha. Para justificar uma RSL que responda à questão “De que maneira os professores de Língua Portuguesa (LP) podem utilizar as Inteligências Artificiais (IAs) Generativas no ensino de escrita, visando principalmente o uso consciente e crítico das conjunções em produções autorais?”, foi realizada uma busca exploratória. Constatou-se, a partir de buscas na BDTD e na SciELO, que nenhum dos 3 estudos selecionados (dentre 741 resultados) relaciona IAs Generativas e escrita em contextos de ensino-aprendizagem de LP. Assim, evidencia-se que o Protocolo da RSL aqui proposto é pertinente e se faz necessário para essa temática.Referências
Antunes, I. (2003). Aula de português: encontro & interação. Parábola Editorial.
Brasil. (2023). Programa Internacional de Avaliação de Estudantes PISA 2022 | RESULTADOS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). [link]
Brasil (2024). Sinopse Estatística do ENEM 2024. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). [link]
CLARIVATE (2024). Panorama das Mudanças na Pesquisa no Brasil - Aproveitando oportunidades de crescimento. CLARIVATE. [link]
Galvão, M. C. B., & Ricarte, I. L. M. (2019). REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: CONCEITUAÇÃO, PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO. Logeion: Filosofia Da Informação, 6(1). DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73
Oliveira Júnior, R. C. de (2025). ReAvaLIA: um avaliador baseado em Modelo de Linguagem de Grande Escala para redações do Enem [Dissertation]. [link]
Pinho, C. M. de A. (2021). Análise de textos com aplicação de técnicas de inteligência artificial: estudo comparativo para classificação de fuga ao tema em redações [Dissertation]. [link]
Santos, A. E. dos (2024). Generative artificial intelligence and its impact on writing [Thesis]. [link]
UNESCO (2024). Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. UNESCO. [link]
Brasil. (2023). Programa Internacional de Avaliação de Estudantes PISA 2022 | RESULTADOS. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). [link]
Brasil (2024). Sinopse Estatística do ENEM 2024. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). [link]
CLARIVATE (2024). Panorama das Mudanças na Pesquisa no Brasil - Aproveitando oportunidades de crescimento. CLARIVATE. [link]
Galvão, M. C. B., & Ricarte, I. L. M. (2019). REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: CONCEITUAÇÃO, PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO. Logeion: Filosofia Da Informação, 6(1). DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73
Oliveira Júnior, R. C. de (2025). ReAvaLIA: um avaliador baseado em Modelo de Linguagem de Grande Escala para redações do Enem [Dissertation]. [link]
Pinho, C. M. de A. (2021). Análise de textos com aplicação de técnicas de inteligência artificial: estudo comparativo para classificação de fuga ao tema em redações [Dissertation]. [link]
Santos, A. E. dos (2024). Generative artificial intelligence and its impact on writing [Thesis]. [link]
UNESCO (2024). Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. UNESCO. [link]
Publicado
12/11/2025
Como Citar
GEBING, Samuel Ânderson; SOUSA, Lucilene Bender de.
IAGens no Ensino de LP na Educação Básica: Protocolo de Pesquisa para uma Revisão Sistemática de Literatura com base em uma Busca Exploratória. In: ESCOLA REGIONAL DE APRENDIZADO DE MÁQUINA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DA REGIÃO SUL (ERAMIA-RS), 1. , 2025, Porto Alegre/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 53-56.
DOI: https://doi.org/10.5753/eramiars.2025.16640.