Agente conversacional baseado em inteligência artificial generativa aplicado ao setor financeiro
Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um agente conversacional baseado em IA generativa para o setor financeiro, com foco em consultas em linguagem natural a bases internas estruturadas. A solução busca reduzir o excesso de informações, oferecer respostas contextualizadas e seguras e apoiar a eficiência operacional. Sua implementação prática ocorrerá em uma instituição financeira, no contexto de um chatbot para resolução de dúvidas internas.Referências
Firmino, T. T., da Silva, A. G. F., da Silva, J. D., and Nóbrega, K. C. (2022). Critérios para avaliação da presença de estratégias empreendedoras e de inovação: um estudo em instituições financeiras brasileiras. Revista de Gestão e Secretariado, page 72–93.
Gupta, E. and Gupta, V. (2025). A comparative analysis of esp32 and esp8266 for ai-powered applications. In 2025 International Conference on Next Generation Communication Information Processing (INCIP), pages 992–996.
Susana, D., Vijaykumar, N., and Menon, S. (2024). Ai chatbots in banking: Exploring key factors influencing customer satisfaction through the extended e-squal model. In 2024 International Conference on Intelligent Innovative Practices in Engineering Management (IIPEM), pages 1–6.
Yildirim, S., Santur, Y., and Aydogan, M. (2024). Nlp in fintech: Developing a lightweight text-to-chart application for financial analysis. In 2024 8th International Artificial Intelligence and Data Processing Symposium (IDAP), pages 1–6.
Gupta, E. and Gupta, V. (2025). A comparative analysis of esp32 and esp8266 for ai-powered applications. In 2025 International Conference on Next Generation Communication Information Processing (INCIP), pages 992–996.
Susana, D., Vijaykumar, N., and Menon, S. (2024). Ai chatbots in banking: Exploring key factors influencing customer satisfaction through the extended e-squal model. In 2024 International Conference on Intelligent Innovative Practices in Engineering Management (IIPEM), pages 1–6.
Yildirim, S., Santur, Y., and Aydogan, M. (2024). Nlp in fintech: Developing a lightweight text-to-chart application for financial analysis. In 2024 8th International Artificial Intelligence and Data Processing Symposium (IDAP), pages 1–6.
Publicado
12/11/2025
Como Citar
SILVA, Vanessa da; HÖLBIG, Carlos Amaral.
Agente conversacional baseado em inteligência artificial generativa aplicado ao setor financeiro. In: ESCOLA REGIONAL DE APRENDIZADO DE MÁQUINA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DA REGIÃO SUL (ERAMIA-RS), 1. , 2025, Porto Alegre/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 77-79.
DOI: https://doi.org/10.5753/eramiars.2025.16658.