A Inteligência Artificial no contexto da Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI): um relato a partir do olhar docente
Resumo
Este artigo é o resultado do trabalho de um grupo de educadores do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), vinculados ao sistema nacional de aprendizagem e comércio (SENAC), que buscam, por meio de pesquisas e estudos, abordar a utilização da IA de maneira consciente e agradável, de forma que a IA seja uma ferramenta de aprendizado. Para isso, os educadores lançaram uma pesquisa sobre as ferramentas mais utilizadas pelos estudantes matriculados na EJAI em diferentes cidades do Brasil, para assim mapear como a IA auxilia nos estudos, e mais que isso, como a IA pode ser capaz de mostrar uma outra forma de avaliação para as escolas regulares.
Referências
ARTIFICIAL Intelligence in Education: Challenges and Opportunities for Sustainable Development. UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2019. Disponível em: [link] Acesso em 12 de ago. de 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: EC,2022. Disponível em: [link] Acessado em 14 de ago. de 2025.
Paz, L.F. (2022). Processos de ensino e de aprendizagem mediados por inteligência artificial. Disponível em [link]. Acesso em 13 de ago. de 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: EC,2022. Disponível em: [link] Acessado em 14 de ago. de 2025.
Paz, L.F. (2022). Processos de ensino e de aprendizagem mediados por inteligência artificial. Disponível em [link]. Acesso em 13 de ago. de 2025.
Publicado
12/11/2025
Como Citar
CABRAL, Ana Karina; ROSSO, Beatriz; VOGES, Márcia.
A Inteligência Artificial no contexto da Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI): um relato a partir do olhar docente. In: ESCOLA REGIONAL DE APRENDIZADO DE MÁQUINA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DA REGIÃO SUL (ERAMIA-RS), 1. , 2025, Porto Alegre/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 440-443.
DOI: https://doi.org/10.5753/eramiars.2025.16308.