Segurança da Informação: um estudo em escolas municipais em Girau do Ponciano-AL

  • Daniese B. da Silva UFAL
  • Rômulo N. de Oliveira UFAL
  • Edelane N. da Silva UFAL

Resumo


Em alguns contextos, informação é o bem mais valioso da organização, sendo comum enfrentar ameaças, ataques, e outras preocupações relacionadas. O mesmo acontece em todos os níveis governamentais, incluindo o segmento público de gestão escolar. Este trabalho investigou a segurança da informação nas escolas municipais localizadas na área urbana do município Girau do Ponciano/AL, observando as práticas e os procedimentos adotados para proteger as informações nestas instituições e qual o conhecimento dos colaboradores sobre o assunto. Este estudo mostrou que o cenário atual das escolas ainda é crítico, porém com a adoção de alguns mecanismos de segurança, com a implantação de políticas de segurança da informação e com a capacitação de funcionários, é possível minimizar as falhas na segurança.

Referências

Albuquerque Júnior, A. E.; Santos, E. M. (2014) Adoção de medidas de segurança da informação: um modelo de análise para institutos de pesquisa públicos. Revista Brasileira de Administração Científica, Aquidabã, v.5, n.2, p.46-59.

ABNT, Associação Brasileira de Normas Tecnicas. (2005) NBR ISO/IEC 27002. Tecnologia da Informação – Técnicas de segurança – Código de prática para a gestão da Segurança da Informação. Rio de Janeiro.

ABNT, Associação Brasileira de Normas Tecnicas. (2013) NBR ISO/IEC 27002. Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança – Código de prática para a gestão da segurança da informação. Rio de Janeiro.

Dantas, M. L. (2011) Segurança da Informação: uma abordagem focada em gestão de riscos. Olinda: Livro Rápido.

Fontes, E. (2006) Segurança da Informação: O usuário faz a diferença. 1a. ed. São Paulo:Saraiva.

Konzen, M. P. (2013) Gestão de Riscos de Segurança da Informação Baseada na Norma NBR ISO/IEC 27005 Usando Padrões de Segurança.

Kurose, J. F. (2010) Redes de Computadores e a Internet: uma abordagem top-down. 5. ed. São Paulo: Pearson.

Laudon, K. C.; Laudon, J. P. (2010) Sistemas de Informações Gerenciais. Editora: Pearson Prentice Hall. 9. ed.. São Paulo.

Lyra, M. R. (2015) Governança da Segurança da Informação. Edição do Autor – Brasília.

Moreira, N. S. (2001) Segurança mínima: uma visão corporativa da segurança de informações.Rio de Janeiro: Axcel Books.

Nagy, Marcelo (2021) Por onde os Dados Vazam?. São Paulo, Escola Superior de Redes. Webinar medidado por Nicole Rieckmann em 09/07/2021.

Sêmola, M. (2003) Gestão da Segurança da Informação, uma visão Executiva. Rio de Janeiro: Elsevier.

Tanebaunm, Andrew. S. (2003) Redes de Computadores. 4. ed. Rio de Janeiro, Brasil: Ed. Campus.
Publicado
25/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Daniese B. da; OLIVEIRA, Rômulo N. de; SILVA, Edelane N. da. Segurança da Informação: um estudo em escolas municipais em Girau do Ponciano-AL. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 21. , 2021, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1-9. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2021.20050.