Um mecanismo de busca para apoio a aprendizagem infantil baseado em mineração de dados

  • Laercio Pontin Jr. UFPA
  • Heleno Fülber UFPA
  • Adonney Allan O. V. UFPA
  • Bruno Merlin UFPA

Resumo


A tecnologia ainda pode ser melhorada quando utilizada no ensino. Um exemplo são ferramentas de pesquisa na web para ensino fundamental, que pode ser um ambiente complexo e que desfavoreça a aprendizagem. Isso ocorre devido a pouca familiaridade de crianças na formulação de perguntas e a dificuldade em interpretar os resultados provindos no motor de busca. Logo, este resumo propõem um mecanismo de busca que aperfeiçoa a string de busca considerando o que rege a Base Nacional Comum Curricular. Para implementar este mecanismo é utilizada técnica de mineração de texto, de forma a tornar o ambiente aprimorado para aprendizagem infantil. Espera-se assim melhorar os resultados de busca web voltado a aprendizagem do público.

Referências

Aresta, M; Moreira, A. e Pedro, L. (2008) “A utilização de ferramentas Web 2.0 e a promoção de processos de aprendizagem colaborativa: implicações educativas e sociais”. Atas do Encontro sobre Web 2.0. Braga: CIEd.

Costa, F. M. S. P. Search (2011) “Engine and Optimization.” 63f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações) apresentada ao Instituto Politécnico de Viseu/POR.

Pera, M. S. e Ng, Y. (2017) “Using online data sources to make query suggestions for children”. In: Web Intelligence. IOS Press, p. 303-323.

Xavier, B.; Silva, A.; Gomes, G. (2015) “Uma arquitetura hibrida para a indexação de documentos do Diário Oficial do Município de Cachoeiro de Itapemirim.” Transinformação, v. 27, n. 1, p. 83-95.
Publicado
25/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PONTIN JR., Laercio; FÜLBER, Heleno; V., Adonney Allan O.; MERLIN, Bruno. Um mecanismo de busca para apoio a aprendizagem infantil baseado em mineração de dados. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 21. , 2021, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 51-54. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2021.20056.