Ferramenta de Análise Estatística para Sistemas de Recuperação de Informação Interativa

  • Moisés Almeida da Cruz Farias UEFS
  • Rodrigo Tripodi Calumby UEFS

Resumo


A análise rigorosa da eficácia de sistemas de recuperação da informação é um processo que demanda o uso de técnicas complexas e múltiplas ferramentas. Avaliar a eficácia dos sistemas em sessões de busca traz desafios adicionais considerando o processo iterativo realizado pelos usuários. A ferramenta AnalyzIR está sendo desenvolvida para fornecer funcionalidades integradas para análise da eficácia de sistemas de recuperação da informação. Este trabalho apresenta a extensão da ferramenta projetada para apoio à análise de significância estatística da eficácia de sistemas de recuperação interativa. Para isso, foram integrados métodos de cômputo de medidas de eficácia e análise de significância estatística para sistemas interativos.

Referências

Calumby, R., Gonçalves, M., Torres, R. (2016) "On Interactive Learning-to-Rank for IR: Overview, Recent Advances, Challenges, and Directions. Neurocomputing". Amsterdam

Calumby, R. (2010) Recuperação Multimodal de Imagens Com Realimentação de Relevância Baseada em Programação Genética. Instituto de Computação, Unicamp.

Torres, R., Falcão, A. (2006) Content-based image retrieval: Theory and applications. Revista de Informática Teórica e Aplicada, 13(2):161-185.

Penatti, O. (2009) Estudo Comparativo de Descritores para Recuperação de Imagens por Conteúdo na Web. Instituto de Computação, Unicamp.
Publicado
25/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FARIAS, Moisés Almeida da Cruz; CALUMBY, Rodrigo Tripodi. Ferramenta de Análise Estatística para Sistemas de Recuperação de Informação Interativa. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 21. , 2021, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 146-151. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2021.20067.