RPG Arduino: uma proposta de gamificação para ensino de programação em microcontroladores

  • Andressa M. S. Santos IFBA
  • Fabiana P. Oliveira IFBA
  • Clóves A. N. dos Santos IFBA
  • Alexandre A. Kida IFBA
  • Rodrigo B. da Silva IFBA

Resumo


O cenário de pandemia a partir de 2020 e a necessidade da utilização de ferramentas educacionais online permitiram novas experimentações da prática docente. Diante deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência obtida no desenvolvimento e execução de um curso de extensão gamificado sobre programação de microcontroladores no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle. A partir dos resultados qualitativos, observou-se que os elementos de gamificação disponibilizados no curso foram assimilados pelos participantes e proporcionaram uma experiência organizada e efetiva da proposta de ensino. Porém, desafios foram expostos, como melhoria da comunicação entre participantes e dos aspectos relacionados à gamificação.

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Publicado
25/10/2021
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SANTOS, Andressa M. S.; OLIVEIRA, Fabiana P.; SANTOS, Clóves A. N. dos; KIDA, Alexandre A.; SILVA, Rodrigo B. da. RPG Arduino: uma proposta de gamificação para ensino de programação em microcontroladores. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 21. , 2021, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 178-187. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2021.20071.