O Uso de Aplicações de Realidade Virtual e Realidade Aumentada como Ferramentas Pedagógicas na Educação Básica

  • Heraldo G. Lima Junior IFSertão
  • Renan Felipe B. Dantas UNIVASF
  • Matheus Vinicius V. de Andrade UNIVASF

Resumo


Este estudo reflete sobre a possibilidade de inserção de tecnologias de realidade virtual e aumentada em sala de aula com um baixo custo. Para tanto, tem como objetivo mostrar o processo de inserção de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem da educação básica. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, buscando analisar as tecnologias e como elas podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa e prazerosa para os estudantes. Concluiu-se que o uso de aplicações em realidade virtual e aumentada contribuem para um ensino mais interdisciplinar e atrativo, possibilitando aos alunos explorarem locais antes inalcançáveis e manipularem objetos de forma segura.

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Publicado
25/10/2021
LIMA JUNIOR, Heraldo G.; DANTAS, Renan Felipe B.; ANDRADE, Matheus Vinicius V. de. O Uso de Aplicações de Realidade Virtual e Realidade Aumentada como Ferramentas Pedagógicas na Educação Básica. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 21. , 2021, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 188-195. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2021.20072.