Proposta de um aplicativo para auxiliar na execução de atividades práticas

  • Luis Eduardo P. Almeida UFAL
  • Alexandre de Andrade Barbosa UFAL

Resumo


Os conceitos de lógica de programação e de linguagens de programação fazem parte das disciplinas de programação básica e avançada, e são de suma importância para a graduação dos estudantes, um método bastante comum de avaliação do desempenho dos discentes é a resolução de atividades práticas, em muitas ocasiões estas atividades podem se tornar difíceis para quem está tendo seu primeiro contato com programação, um feedback tardio atrapalha no desenvolvimento dos estudantes. Com o objetivo de diminuir a demora entre o tempo de recebimento do feedback e a prática dos discentes, o referido trabalho tem como propósito apresentar uma ferramenta onde os discentes podem realizar atividades e tirar dúvidas.

Referências

Alves, F. P., Jaques. P., (2014). Um Ambiente com feedback personalizado para apoio a disciplinas de programação. Anais da XXV SBIE 2014, pages 1078-1082.

Amaral, E., Camargo, A., Gomes, M., Richa, C., and Becker, L. (2017). Algo+: Uma Ferramenta para o apoio ao ensino de algoritmos e programação para alunos iniciantes. Anais do XXVIII SBIE 2017, pages 1676-1686.

Barbosa, A. A., Costa, E. B., and Brito, P. H. S. (2017). Uma abordagem adaptativa para gerar agrupamento de códigos em disciplinas de programação introdutória. Anais do XXVIII SBIE 2017, pages 1427-1436.

Berssanette, H. J., Francisco, Carlos de. A. (2018). Proposta de Abordagem prática para o ensino de programação baseado em Ausubel. Anais da XXIX SBIE 2018, pages 398-407.

Da Silva, L. F., Barbosa, A. A. (2020). Uma Ferramenta para apoiar generalização de feedback em disciplinas de programação introdutória. Anais da XX Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe (ERBASE) 2020.

Gomes, A. (2008). Aprendizagem de programação de computadores: dificuldades e ferramentas de suporte. Revista portuguesa de pedagogia, [S.1], p.p. 16117, ISSN 16478614.

Oliveira, W. B. S., Santos, A. S., Junior, G. P. dos Santos., de Menezes. J. S. S., Fontes, L. B., (2018). Anais da XVIII Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe (ERBASE) 2018.

Oliveira, F. S., Ferreira, D. E. L., Oliveira, E. A. S. (2020). API-QUESTIONS: um serviço web para a criação de aplicações multidisciplinares voltadas à educação. Anais da XX Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe (ERBASE) 2020.

Paes, R. B., Malaquias, R., Guimaraes, M., Almeida, H. (2013). Ferramenta para avaliação de aprendizado de alunos em programação de computadores. Anais do II CBIE – Workshops (WCBIE), Campinas, SP.

Santos, A. G. S., Neves, W. R. M., and Lopes, F. A. (2019). Uma perspectiva das múltiplas inteligências nas tecnologias utilizadas para o ensino de programação. Anais da XIX Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe (ERBASE) 2019.

Stegeman, M., Barendsen, E., and Smetsers, S. (2014). Towards na empircally validated model for assessment of code quality. In Proc. of the 14th Koli Calling Int. Conf. on Computing Education Research, Koli Calling, pages 99-118, New York, USA.

Wang, Marco A., Prado, Edmir Parada Vasques, Revisão sistemática sobre alfabetização computacional. XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) 2015, pages 571-578.

Yulianto, S.V. and Liem, I. (2014). Automatic grader for programming assignment using code anlyzer. In Data and Software Engineering (ICODSE), 2014 international conference on, pages 1-4 IEEE.

The Huxley – official site. https://www.thehuxley.com. Acesso em: 10 set.2021
Publicado
25/10/2021
ALMEIDA, Luis Eduardo P.; BARBOSA, Alexandre de Andrade. Proposta de um aplicativo para auxiliar na execução de atividades práticas. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 21. , 2021, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 205-212. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2021.20074.