Pensamento Computacional como Estratégia de Apoio ao Ensino de Conceitos Básicos de Programação

  • Harley V. Rosa IFBA
  • Eduardo S. M. Sales IFBA
  • Luciana C. S. Souza IFBA
  • Aline C. R. Lima IFBA

Resumo


Dificuldades com programação são comuns nos cursos de computação, tal como no IFBA/Santo Amaro, especialmente com relação às abstrações. Nesse contexto, dominar as bases do Pensamento Computacional (PC), como a capacidade de abstração, é essencial para aprender a programar. Este artigo descreve a experiência do projeto Continuum, que envolveu a produção de videoaulas para apoiar o desenvolvimento das habilidades do PC para a construção de algoritmos. Para avaliar a contribuição das videoaulas foi realizado um minicurso. Apesar do número de concluintes abaixo do esperado, identificou-se que a difusão do PC pode contribuir com a iniciação dos estudantes na computação.

Referências

Batista, A.L.F. Guia para ensino de programação baseado em construção de jogos. 2017. 133f. Tese de Doutorado em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 ago.2020.

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Computação. Parecer nº 136/2012. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 31 ago. 2015.

Carvalho, Jamilly Suzarte - O insucesso e o abandono escolares sob o olhar dos jovens no contexto do ensino médio profissional no Brasil: um estudo de caso. Lisboa: ISCTEIUL, 2019. Dissertação de mestrado. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19898>. Acesso em: 22. Fev.2021.

Cgi – Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2021a. Disponível em: [link]. Acesso em: 7 set. 2021.

Cgi – Comitê Gestor da Internet no Brasil. TIC Domicílios - 2020. 2021b. Disponível em: <https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/indicadores/>. Acesso em: 7 set. 2021.

Costa, E. B.; Rocha, H. J. B. Programação numa Abordagem de Aprendizagem baseada em Resolução de Problemas e Jogos: Um Mapeamento Sistemático. SBC–Proceedings of SBGames, 2018.

Costa, R. R.; De Sousa, R. R. O Uso de Tutores de Programação Inteligentes na Produção de Feedback para Estudantes em Tarefas de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 29481-29496, 2020.

Ferreira, Joacir Simões. Análise cognitiva do fenômeno da evasão no curso de licenciatura em computação: uma proposta de diagnóstico para o IFBA Campus Santo Amaro. 2019. 89f. Tese (Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2019.

França, R. S.; Amaral, H. J. C. Proposta metodológica de ensino e avaliação para o desenvolvimento do pensamento computacional com o uso do scratch. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2013. p. 179.

Lahtinen, E.; Ala-Mutka, K.; Järvinen, H.-M. A study of the difficulties of novice programmers. Acm sigcse bulletin, v. 37, n. 3, p. 14-18, 2005. MERCADO de TI pode apresentar déficit de 290 mil profissionais em 2024. Computerworld. Ago. 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 ago.2020.

Mercado de TI pode apresentar déficit de 290 mil profissionais em 2024. Computerworld. Ago. 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 ago.2020.

Qian, Y., & Lehman, J. (2017). Students’ misconceptions and other difficulties in introductory programming: A literature review. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 18(1), 1-24. Disponível em: [link]. Acesso em: 10. set.2021.

Rodriguez, C. et. al. Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. p. 62.

Souza, D.M.; Batista, M.H.S.; Barbosa, E.F. Problemas e dificuldades no ensino de programação: Um mapeamento sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 24, n. 1, p. 39, 2016.

Wing, J. M. Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, v. 366, n. 1881, p. 3717-3725, 2008.
Publicado
25/10/2021
ROSA, Harley V.; SALES, Eduardo S. M.; SOUZA, Luciana C. S.; LIMA, Aline C. R.. Pensamento Computacional como Estratégia de Apoio ao Ensino de Conceitos Básicos de Programação. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 21. , 2021, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 213-222. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2021.20075.