Ferramentas de Busca para Crianças: revisão sistemática da literatura

  • Laercio Pontin Junior UFPA
  • Heleno Fülber UFPA
  • Adonney Allan de Oliveira Veras UFPA
  • Bruno Merlin UFPA

Resumo


Este artigo descreve a revisão sistemática da literatura voltada para a definição de como as ferramentas de buscas Web são utilizadas hoje por alunos de series iniciais, bem como quais são suas características e falhas. Para tal, busca-se referencias nas bibliografias existentes, através de definição de palavras chaves e string de busca, que, alinhado com filtragem de resultados de periódicos com a técnica Snowboll, resulta na seleção de artigos relevantes ao tema. Esses possibilitam identificar que existem pesquisas voltadas para motores de buscas infantis, porém, notasse que ainda é um tema em aberto, se observado a sua complexidade.

Referências

Azpiazu, I. M., et al (2017) Online Searching and Learning: YUM and Other Search Tools for Children and Teachers. Information Retrieval Journal, 20.5: 524-545.

Babayigit, S. e Groppe, S. (2018) Webpage Ranking Analysis of Various Search Engines With Special Focus on Country-Specific Search. Open Journal of Web Technologies (Ojwt), V. 5, N. 1, P. 44-64.

Bilal, D. e Boehm, M. (2017) Towards New Methodologies for Assessing Relevance of Information Retrieval from Web Search Engines on Children’s Queries. Qualitative and Quantitative Methods in Libraries, 2.1: 93-100.

Baldin, N. e Munhoz, E. (2011) Snowall (Bola De Neve): Uma Técnica Metodológica para Pesquisa em Educação Ambiental Comunitária. X Congresso Nacional De Educação – Educere.

Faslah, R. (2016) Model of The Use of Information Technology in Improving the Ability of Student. Jurnal Ilmiah Econosains, 14.1: 67-81.

Gossen, T., Kotzyba, M. e Nürnberger, A. (2017) Search Engine for Children: UserCentered Design. Datenbank-Spektrum, 17.1: 61-67.

Hahnel, C., et al. (2018) The Role of Reading Skills in the Evaluation of Online Information Gathered from Search Engine Environments. Computers in Human Behavior, 78: 223-234.

Internet Society. (2017). “Internet Society Global Internet Report 2017”. [link], Dezembro.

Pera, M. S. e Ng, Y. (2017) Using Online Data Sources To Make Query Suggestions For Children. In: Web Intelligence. Ios Press. P. 303-323.

Silva, S. R. R. e Xexéo, G. B. (2013) Child Search Framework: A Collaborative Information Retrieval Architecture to Assist Children in the Search Process. In: Computer Supported Cooperative Work in Design (Cscwd), Ieee 17th International Conference On. Ieee, P. 551-556.

Sun, C., Ye, S. e Hsieh, H. (2014) Effects of Student Characteristics and Question Design on Internet Search Results Usage in a Taiwanese Classroom. Computers & Education, 77: 134-144.

Vanderschantz, N. e Hinze, A. (2017) How Kids See Search: A Visual Analysis of Internet Search Engines. In: Proceedings of The 31st British Computer Society Human Computer Interaction Conference. Bcs Learning & Development Ltd.. P. 84.

Verma, D., Minocha, K. e Kochar, B. (2014) A Multi-Agent Based Personalized Search Engine with Topical Crawling Capabilities. Iup Journal of Computer Sciences, 8.3: 20.
Publicado
25/10/2021
PONTIN JUNIOR, Laercio; FÜLBER, Heleno; VERAS, Adonney Allan de Oliveira; MERLIN, Bruno. Ferramentas de Busca para Crianças: revisão sistemática da literatura. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 21. , 2021, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 238-247. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2021.20078.