Arquitetura de um sistema de informação geográfica para o monitoramento de conflitos de terra

  • Fabricio O. Liborio IFS
  • Rubens de S. Matos Junior IFS
  • Sandra H. G. Costa IFS

Resumo


Devido ao crescente número de conflitos de terra reportados no Brasil, se faz necessário desenvolver ferramentas eficientes em monitorar e expor estes eventos. Este trabalho tem como objetivo propor uma arquitetura de um sistema de informação geográfica que seja capaz de exibir os dados referentes aos conflitos de terra de uma forma fácil e interativa. Para esse fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para entender quais tecnologias poderão ser aplicadas, que resultou no uso do GeoServer, do PostGIS, do OpenLayers, do JAVA e do React. A arquitetura foi definida fazendo uso de diagramas de caso de uso, de entidade-relacionamento e o de classes, além do uso de protótipos visuais para expor a usabilidade e o design das telas.

Referências

Acselrad, H. (2018). Cartografias sociais e território.

BORGES, F. R. F. et al. (2021). Elaboração do aplicativo sig-web para disponibilização de dados da iniciativa rio vivo no cbh-piranga.

Burrough, P. A., McDonnell, R. A., and Lloyd, C. D. (2015). Principles of geographical information systems. Oxford university press.

Carrara, Â. A., Zaidan, R. T., and Paula, L. P. d. (2018). Geoprocessamento aplicado à história agrária: o vínculo da jaguara. Revista de História (São Paulo).

Castro, L. F. P. d. (2019). Conflitos por terra no brasil e na colômbia: mecanismos de apropriação privada e os camponeses como sujeitos coletivos de direito.

COSTA, S. H. G. (2020). A grilagem judicial e o avanço da propriedade privada sobre as terras de uso comum nos gerais. In OLIVEIRA, A. U. d. et al., editors, A grilagem de terras na formação territorial brasileira, chapter 7. São Paulo: FFLCH.

CPT (2023). Conflitos no campo Brasil 2022. Centro de documentação Dom Tomás Balduíno. Goiânia: CPT Nacional.

dos Santos Silva, I. K., Alves, J. S. P., and de Andrade Sá, R. (2016). Um olhar sobre a estrutura fundiária na atualidade: a concentração fundiária em sergipe. Cerrados, 14(2):202–229.

Fitz, P. R. (2018). Geoprocessamento sem complicação. Oficina de textos.

Lisboa Filho, J. (2001). Projeto de banco de dados para sistemas de informação geográfica. SBC-Revista Eletrônica de Iniciação Científica, 16.

Martins, J. d. S. (2018). O cativeiro da terra.

Máximo, A. A. et al. (2004). A importância do mapeamento da criminalidade utilizandose tecnologia de sistema de informação geográfica para auxiliar a segurança pública no combate à violência.

Miranda, V. G. d. S. (2022). Dengue gis: construção de uma aplicação sig web com ferramentas de software livre para o monitoramento dos casos da dengue na cidade de pedras de fogo–pb.

Oliveira, A. U. (2020). Camponeses, quilombolas, indígenas e grileiros em conflitos no campo brasileiro. In Oliveira, A. U. d. et al., editors, A grilagem de terras na formação territorial brasileira, chapter 1. São Paulo: FFLCH.

Reydon, B. P. (2011). A questão agrária brasileira requer solução no século xxi. As questões agrária e da infraestrutura de transporte para o agronegócio, pages 3–48.

Rosa, R. and BRITO, J. L. S. (2013). Introdução ao geoprocessamento. UFU: Apostila. Uberlândia.

Spinelli, L. G. (2022). No rastro das terras devolutas no litoral sul da Paraíba : um estudo sobre a formação da propriedade privada da terra. Doutorado, UFPB/CCEN.
Publicado
18/09/2023
Como Citar

Selecione um Formato
LIBORIO, Fabricio O.; MATOS JUNIOR, Rubens de S.; COSTA, Sandra H. G.. Arquitetura de um sistema de informação geográfica para o monitoramento de conflitos de terra. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 23. , 2023, Ilhéus/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 37-46. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2023.236212.