Protótipo para a Avaliação de Acessibilidade no Espaço Urbano Sob a Ótica de Cidades Inteligentes

  • Mailson Piedade dos Santos UFBA
  • João Soares de Oliveira Neto UFBA

Resumo


Tornar as cidades mais inteligentes facilitará a comunicação, bem como trará mais qualidade de vida para os cidadãos. Este artigo tem como objetivo relatar a concepção de um protótipo para dispositivos móveis, no qual tem o intuito de avaliar pontos de acessibilidades em locais públicos e privados com o propósito de fomentar o desenvolvimento na pesquisa em cidades inteligentes e introduzir mais acessibilidade e mobilidade nas cidades. Como resultado, foram desenvolvidas cinco telas do aplicativo para smartphones, a princípio, especificamente para o sistema operacional Android; focando como serão captadas as informações do usuário, sendo rápidas, dinâmicas e acessíveis. Diante disso, foi descrito como o aplicativo, em conjunto com a pesquisa e a sociedade, poderá agregar um diálogo mais assertivo entre a prefeitura e suas secretarias.

Referências

Araújo, M. R. M. D., Oliveira, J. M. D., Jesus, M. S. D., Sá, N. R. D., Santos, P. A. C. D., & Lima, T. C. (2011). Transporte público coletivo: discutindo acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida. Psicologia & Sociedade, 23, 574-582.

Feijó, V. C., Gonçalves, B. S., & Gomez, L. S. R. (2013). Heurística para avaliação de usabilidade em interfaces de aplicativos smartphones: utilidade, produtividade e imersão. Design & Tecnologia, 3(6), 33-43.

GOVERNO FEDERAL. (2010). População residente, por tipo de deficiência, segundo a situação do domicílio e os grupos de idade - Brasil -. In: Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro. IBGE. ISSN 01043145. [link]

Kon, F., & Zambom, E. (2016). Cidades inteligentes: Tecnologias, aplicações, iniciativas e desafios. Sociedade Brasileira de Computação.

Melo, F. B. (2005). Proposição de medidas favorecedoras à acessibilidade e mobilidade de pedestres em áreas urbanas. Estudo de caso: o centro de Fortaleza.

Vasconcellos, E. A. (2001). Transporte urbano, espaço e eqüidade: análise das políticas públicas. Annablume. [link]
Publicado
18/09/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Mailson Piedade dos; OLIVEIRA NETO, João Soares de. Protótipo para a Avaliação de Acessibilidade no Espaço Urbano Sob a Ótica de Cidades Inteligentes. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 23. , 2023, Ilhéus/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 57-64. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2023.236216.