Algebird Adventures: Um Jogo para o Aprendizado de Álgebra Fundamental
Resumo
A utilização de jogos digitais como uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem tem se destacado. Temas como álgebra, que costumam ser encarados como um pesadelo por muitas crianças, podem ser abordados de forma mais acessível e didática por meio de jogos educativos. Neste trabalho, é apresentado um jogo digital de caráter educativo voltado para o ensino-aprendizado da álgebra, com o objetivo de proporcionar uma forma mais fácil de aprender as operações básicas da matemática. O jogo criado é inspirado no jogo Angry Birds, incorporando mecanismos semelhantes, porém com um propósito educacional. O resultado obtido é um jogo interativo, divertido e de aprendizado simples, proporcionando às crianças a oportunidade de aprender brincando.
Referências
Gee, J. P. (2005). Learning by design: Good video games as learning machines. ELearning and Digital Media, 2(1):5–16.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2021). Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Kubiaki, C. S. (2015). O uso dos jogos eletrônicos no ensino da matemática no período de transição entre o ensino fundamental i e ii. Master’s thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
OECD (2019). PISA 2018 Results (Volume I).
Schwartz, G. (2014). Brinco, logo aprendo: educação, videogames e moralidades pósmodernas. Paulus.
Vekony, D. (2014). Game design canvas – seu projeto de jogo em 1 página!
Vogel, B., Sousa, F., Pereira, C., and Sarinho, V. (2020). Corrida matemática: Um jogo digital sério desenvolvido para a aprendizagem de operações matemáticas básicas. In Anais da XX Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, pages 173–178, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.