Estimulando a Criatividade e Inovação nas Escolas Municipais: Explorando o Pensamento Computacional por Meio de Oficinas de Programação em Blocos para Alunos do 9º Ano
Resumo
O projeto ofertou oficinas de programação em blocos para estudantes do 9º ano de escolas com IDEB entre 2,3 e 3,1. O objetivo foi desenvolver habilidades de Pensamento Computacional no contexto de economia 4.0 e cidades inteligentes, por meio da criação de aplicativos móveis usando metodologias ativas. As oficinas foram divididas em ciclos e envolveram escolas municipais. Foram capacitados 151 estudantes, que receberam um certificado de 25 horas ao concluírem as oficinas.
Referências
Vieira, M. F. V. (2018). Pensamento Computacional Com Enfoque Construcionista no Desenvolvimento de Diferentes Aprendizagens. Tese de doutorado, Universidade do Vale do Itajaí.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking: It represents a universally applicable attitude and skill set everyone, not just computer scientists, would be eager to learn and use. Communications of the ACM, 49(3):33–35.