A Fraude do Intelecto: Alguns riscos subsequentes do Plágio na Área de Educação em Tecnologia da Informação (TI)

  • Amanda Vilas Boas Oliveira UFBA
  • Ana Carolina Balbino Silva UFBA
  • Fernanda Oliveira Santos Rosa UFBA
  • Gabriele dos Santos Natividade UNEB
  • Leticia Silva Oliveira IHAC
  • Yasmin Solrac Ribeiro dos Santos UFBA
  • Tamires dos Santos de Jesus UFBA
  • Larissa Vitória Maturino Assis UFBA
  • Ana Carolina Santana de Lemos UFBA
  • Andre Luis Sousa Sena UFBA

Resumo


Este estudo aborda o plágio acadêmico e a cópia de ideias na área das tecnologias da informação, examinando suas implicações éticas, tecnológicas e legais. No contexto do ensino, o plágio tem crescido, comprometendo a integridade acadêmica. Além disso, o uso de Na programação, a ausência de proteção legal do código-fonte impulsiona preocupações sobre apropriação indevida. A conscientização da originalidade e ética é essencial em ambas as áreas. Ferramentas de detecção de plágio e medidas de proteção de propriedade intelectual são fundamentais para mitigar esses problemas. O papel das instituições educacionais, profissionais da tecnologia e legislação é crucial na promoção da integridade e inovação.

Referências

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Publicado
18/09/2023
OLIVEIRA, Amanda Vilas Boas et al. A Fraude do Intelecto: Alguns riscos subsequentes do Plágio na Área de Educação em Tecnologia da Informação (TI). In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 23. , 2023, Ilhéus/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 148-155. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2023.236249.