A Fraude do Intelecto: Alguns riscos subsequentes do Plágio na Área de Educação em Tecnologia da Informação (TI)
Resumo
Este estudo aborda o plágio acadêmico e a cópia de ideias na área das tecnologias da informação, examinando suas implicações éticas, tecnológicas e legais. No contexto do ensino, o plágio tem crescido, comprometendo a integridade acadêmica. Além disso, o uso de Na programação, a ausência de proteção legal do código-fonte impulsiona preocupações sobre apropriação indevida. A conscientização da originalidade e ética é essencial em ambas as áreas. Ferramentas de detecção de plágio e medidas de proteção de propriedade intelectual são fundamentais para mitigar esses problemas. O papel das instituições educacionais, profissionais da tecnologia e legislação é crucial na promoção da integridade e inovação.
Referências
Forum Projeto Automação Comercial Brasil-ACBR (2021), em Projetoacbr, Disponivel em: [link]
Krokoscz, Marcelo. "Eficiência De Softwares Nacionais E Internacionais Na Detecção De Similaridade E De Plágio Em Manuscrito." Em Questão 28.4 (2022): 123123-34. Disponivel em: [link]
Krokoscz, M. (2021) Plágio: Especialista Aponta Razões Para Grande Número de Cópias em Trabalhos e até em Empresas, Em Fecap, Disponivel Em: [link]
Lima, G. Maciel, Lima, Mesquita, Guimarães, Vilar, Patrícia (2019) A Proteção Jurídica de Softwares e sua Contribuição para o Desenvolvimento Brasileiro. Revista Cadernos de Direito Actual. Vigo, Espanha. Nº 11. P.161-172
Parchen, Charles. Obladen, Cinthia (2020) A Impossibilidade Normativa de Patente de Código Fonte no Brasil e o Problema do Plágio de Software, em Revista Thesis Juris, Disponivel em: [link]
Origem da Palavra “Plágio” (2014), Em Hridiomas.Com, Disponivel Em: [link]
TOPPIN, Ian N.; TOPPIN, Sheila M. Virtual schools: The changing landscape of K-12 education in the U.S. Education and Information Technologies, v. 21, p. 1571–1581, 2016. Disponível em: DOI: 10.1007/s10639-015-9402-8.
Weber, Julia (2022) Plágio: Novas Variações de Um Velho Problema, em Ccne, Disponivel em: [link]