ROBÔCHICAS: Capacitação e Empoderamento Feminino nas Ciências e Tecnologias
Resumo
O Clube de Robótica RobôChicas é um projeto proposto e desenvolvido pela iniciativa de estudantes do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Este artigo apresenta um relato de experiência do projeto e objetivos alcançados através de diversas atividades desenvolvidas como oficinas, cursos e atividades nas áreas de Programação, Prototipagem Eletrônica com Arduino, Modelagem 3D, Automação e Robótica. Assim pretendemos incentivar outras iniciativas como forma de promover a participação e o interesse ativo das mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, com um foco especial a computação e a robótica.
Referências
FEMSA, F. e ASPEN, I. (2023). Uma equação desequilibrada: aumentar a participação das mulheres na STEM na LAC. Cidade do México: Fundação FEMSA.
HIDI, S. RENNINGER, A. (2006) “The four-phase model of interest development. Educational Psychologist, v. 41, n. 2, p. 111-127.
HILL, C. CORBETT, C. ROSE, A. (2010). “Why so few? Women in science, technology, engineering, and mathematics”. American Association of University Women.
IWAMOTO, Helga Midori. "Mulheres nas STEM: um estudo brasileiro no Diário Oficial da União." Cadernos de Pesquisa 52 (2022).
LAVENGIN, Gael. (2012). “InMoov: open source 3D printed life-size robot”. França. Disponível em: [link]. Acesso em 27 de ago de 2023.
LIMA, Waleska Gonçalves, et al. "Por mais Mulheres na Ciência e na Tecnologia: ação formativa com abordagem STEAM na Educação Básica." Anais do XVII Women in Information Technology. SBC, 2023.
MOHNEY, Denise (1991). “The Limitations of Women in Science at Six Midwestern Colleges due to the Adherence to Conceptions of Gender Differences Between the Sexes in the Years of 1880 through 1940”. Illinois Wesleyan University, [link]. Último acesso em 24/08/2023.
NATIONAL SCIENCE FOUNDATION. (2023). “Women, Minorities, and Persons with Disabilities in Science and Engineering”. Alexandria, VA. In: National Center for Science and Engineering Statistics, NSF 23-315, [link]. Último acesso em 24/08/2023.
SCHIEBINGER, Londa. (1987). “The History and Philosophy of Women in Science: A Review Essay. Reconstructing the Academy, The University of Chicago Press Vol. 12, No. 2, p. 305-332.