Desenvolvimento de um protótipo de assistente virtual de suporte a calouro da UFRB usando aprendizado de máquina

  • Quele da Silva Andrade UFRB
  • Camila Bezerra da Silva UFRB

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento de um protótipo de assistente virtual voltado para suprir a grande demanda de informações online e a dificuldade que novos estudantes e visitantes enfrentam ao assimilar corretamente as orientações sobre o campus. O protótipo usa aprendizado de máquina para oferecer suporte geográfico, auxiliando na localização de pavilhões, laboratórios e setores. Este artigo apresenta o desenvolvimento do assistente, implementado com Dialogflow, Google Cloud e Firebase, em plataformas web e Telegram. Foram utilizadas 1.606 frases de treinamento e 689 de teste, com acurácia de 0,96.

Referências

Ait Baha, T., El Hajji, M., Es-Saady, Y., & Fadili, H. (2024) "The impact of educational chatbot on student learning experience", Education and Information Technologies, 29(8), p. 10153–10176. DOI: 10.1007/s10639-023-12166-w

Assayed, S. K., Alkhatib, M., & Shaalan, K. (2024) "A systematic review of conversational AI chatbots in academic advising", Lecture Notes in Civil Engineering, p. 346–359, Springer Nature Switzerland.

Boonstra, L. (2021) "Dialogflow essentials concepts", In The Definitive Guide to Conversational AI with Dialogflow and Google Cloud, p. 59–91, Apress.

Labadze, L., Grigolia, M., & Machaidze, L. (2023) "Role of AI chatbots in education: systematic literature review", International Journal of Educational Technology in Higher Education, 20(1). DOI: 10.1186/s41239-023-00426-1

Lee, K., Jo, J., Kim, J., & Kang, Y. (2019) "Can chatbots help reduce the workload of administrative officers? - implementing and deploying FAQ chatbot service in a university", In Communications in Computer and Information Science, p. 348–354, Springer International Publishing.

NG, Andrew. "Preventing 'Overfitting' of Cross-Validation data". Disponível em: [link]. Acesso em: 21 julho 2024.

Mohammad, A.-H., Bara’a, E., Huthaifa, A., & Ayman, A. (2023) "Comparative Analysis of ChatGPT, GPT-4, and Microsoft Bing Chatbots for GRE Test", In arXiv [cs.CL]. [link]

Sah, A. (2023) Building a chatbot using dialogflow: a proof-of-concept demonstration. Subash, N., Elias, H., Jason, K., Himanshu, T., Farbod, G., Golilarz, N. A., Amin, A., Sudip, M., & Shahram, R. (2024) "From questions to insightful answers: Building an informed chatbot for university resources", In arXiv [cs.ET]. [link]

Vrigazova, B. (2021) "The proportion for splitting data into training and test set for the bootstrap in classification problems", Business Systems Research Journal, 12(1), p. 228–242. DOI: 10.2478/bsrj-2021-0015

Wollny, S., Schneider, J., Di Mitri, D., Weidlich, J., Rittberger, M., & Drachsler, H. (2021) "Are we there yet? - A systematic literature review on chatbots in education", Frontiers in Artificial Intelligence, 4. DOI: 10.3389/frai.2021.654924
Publicado
05/11/2024
ANDRADE, Quele da Silva; SILVA, Camila Bezerra da. Desenvolvimento de um protótipo de assistente virtual de suporte a calouro da UFRB usando aprendizado de máquina. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 24. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 55-63. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2024.4444.