O aspecto visual inspirado em cenários reais como suporte para processos de aprendizagem e softwares educacionais: uma trajetória de experiências
Resumo
Este artigo apresenta um conjunto de experiências que evoluíram conforme a atuação docente e baseada na exploração do aspecto visual de cenários inspirados em problemas reais. As experiências envolveram no início pequenos exercícios em disciplinas de programação, foram replicados no ensino de Inteligência Artificial e depois fomentaram a busca por simuladores. Na sequência viraram práticas pedagógicas mais consistentes e serviram de base para conceber os atuais projetos de ensino e de pesquisa. Em síntese, o amadurecimento das experiências consolidou três fatores importantes: a inspiração em cenários reais, a representação gráfica e a correlação com programação e estrutura de dados. Resultados apontaram indícios que estes fatores oferecem um bom suporte para a aprendizagem e que compensa continuar sua investigação via projeto de pesquisa.Referências
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Publicado
05/11/2024
Como Citar
PEREIRA, Otacílio J.; MOREIRA, Raíssa S. A.; SOUZA, Guilherme G.; FERREIRA, Lucas G.; OLIVEIRA, Thiago S..
O aspecto visual inspirado em cenários reais como suporte para processos de aprendizagem e softwares educacionais: uma trajetória de experiências. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 24. , 2024, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 129-138.
DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2024.4460.
